Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
Você sabe qual carreira combina com o seu perfil? Conhece as Profissões do Futuro? O que considerar na hora de escolher a empresa para trabalhar? Veja aqui!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Transformamos vidas e realizamos sonhos. Te ajudamos a entrar no mercado, por meio de vagas e conteúdos qualificados sobre empregabilidade.
Vamos auxiliar você no dia-a-dia a entender a melhor forma de apresentar seu currículo. Quais ferramentas contribuem para a melhor apresentação do seu perfil?
Como buscar uma vaga? Vamos entender como as entrevistas funcionam, dicas e exercícios práticos que podem te ajudar a encontrar aquela oportunidade tão sonhada!
Vamos mergulhar no tema empreendedorismo? Confira aqui as principais dicas de como abrir seu próprio negócio, inovações, tendência do mercado empreendedor.
O que você precisa saber para começar a empreender? Aqui você encontrará toda preparação para entender quais passos precisa seguir para ter seu negócio. Não perde!
Quer conhecer quais são as inovações e tendências do mercado de empreendedorismo? Além de oportunidades para empreender? Acesse os conteúdos e fique por dentro!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Um dia desses, eu palestrava para um grupo de executivas bastante seniores. Algumas eram empresárias, quase todas haviam sido presidentes de empresa e várias eram conselheiras em grandes organizações. Quando falei sobre Networking citando meu último livro, fiquei surpreso com a reação: encantaram-se com as dicas que dei. Dicas simples, práticas, de bom senso; nada do outro mundo.
Ao final de minha apresentação, algumas pessoas vieram falar comigo. Disseram mais ou menos a mesma coisa: achavam que eram ruins de Networking! Surpreso, tentei compreender por que empresárias e executivas bastante experientes e de grande sucesso achavam que não eram boas nisso? Não fazia sentido. Conclui que, na verdade, nós não sabemos ao certo o que é Networking e que, por isso mesmo, achamos que não o fazemos direito.
Sabe aquele seu conhecido que parece ter o celular de todo mundo do George Clooney ao Papa Francisco, da Lady Gaga a Rainha Elizabeth? O mesmo sujeito que é amigo de infância dos presidentes dos três poderes da República, independentemente de quem seja eleito?
Muitos de nós achamos que fazer Networking é viver em coquetéis, festas, cafés e almoços de negócios. Achamos que precisamos participar de cursos de enologia e gastronomia e que precisamos aprender a jogar golfe e fumar charutos. Imaginamos ser necessário viver uma vida de relacionamento social intenso para garantir uma robusta rede de amigos poderosos. Mas Networking não é isso. É mais simples e melhor que isso.
Ser bom de Networking é criar e cultivar relacionamentos genuínos, tranquilos e consistentes, baseados em sincero bem querer. É algo natural ainda que cultivado. É algo agradável e que se estabelece por afinidade. É de longo prazo. Se dele resultar algo mais que a satisfação da relação, ótimo, mas esse não é o objetivo primeiro do relacionamento. O que se quer, num relacionamento de verdade, é o relacionamento em si. O que se quer é alimentar-se e alimentar o outro. É a famosa cross-fertilization: dar e receber conhecimento, reconhecimento, apoio e gentileza. Numa palavra: é uma troca de afeto.
Minhas amigas seniores, mesmo sem saber, muito provavelmente viviam uma vida plena em Networking. Como viam lobistas e promoters bajulando e alardeando serem íntimos de gente poderosa, e elas, por compostura e ética, não agiam assim, acreditavam que todo mundo que fazia diferente disso era ruim de Networking.
Minhas amigas viviam Networking, o que é muito diferente e melhor que fazer Networking. Viviam o Networking que faz bem a alma e a carreira: aquele que não se limita a poderosos, mas a todas as pessoas. Viviam o Networking que se faz por prazer e amor e não por obrigação e ganho. Elas, minhas craques amigas, viviam o nobre e verdadeiro Networking!
Por Alexandre Caldini – Administrador de empresas formado pela PUC/SP, com cursos de educação executiva em Harvard e no M.I.T. nos Estados Unidos, no Insead na França e na London Business School e University of Cambridge no Reino Unido. Atuou em diversas empresas, tendo presidido o jornal de negócios Valor Econômico e a Editora Abril. Caldini, que também é professor universitário, atua atualmente como conselheiro e consultor de empresas e organizações sem fins lucrativos. Como escritor, Alexandre Caldini lançou quatro livros, entre os quais Networking versus Notworking, seja interessante, não interesseiro.
_________________________________________________________________________________________________________________________________
» Precisa de direcionamento de carreira, dicas para processo seletivo e empreendedorismo?
Continue a navegar por nossos conteúdos!
ω ASSINE O CANAL CONECTA NO YOUTUBE: https://bit.ly/3gRp8oy
» Nos siga no Instagram: https://instagram.com/canalconecta/
» Confira nosso Facebook: https://www.facebook.com/canalconecta
#networking
Publicado por:
2 Comentários
material de muita importancia para nosso apredizado
Olá Divandro. Ficamos muito felizes que tenha gostado desse material. Toda semana temos novos conteúdos pra vocês! Fica ligado!