Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
Você sabe qual carreira combina com o seu perfil? Conhece as Profissões do Futuro? O que considerar na hora de escolher a empresa para trabalhar? Veja aqui!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Transformamos vidas e realizamos sonhos. Te ajudamos a entrar no mercado, por meio de vagas e conteúdos qualificados sobre empregabilidade.
Vamos auxiliar você no dia-a-dia a entender a melhor forma de apresentar seu currículo. Quais ferramentas contribuem para a melhor apresentação do seu perfil?
Como buscar uma vaga? Vamos entender como as entrevistas funcionam, dicas e exercícios práticos que podem te ajudar a encontrar aquela oportunidade tão sonhada!
Vamos mergulhar no tema empreendedorismo? Confira aqui as principais dicas de como abrir seu próprio negócio, inovações, tendência do mercado empreendedor.
O que você precisa saber para começar a empreender? Aqui você encontrará toda preparação para entender quais passos precisa seguir para ter seu negócio. Não perde!
Quer conhecer quais são as inovações e tendências do mercado de empreendedorismo? Além de oportunidades para empreender? Acesse os conteúdos e fique por dentro!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Muitos recrutadores valorizam o trabalho voluntário e consideram a atuação beneficente como um diferencial para a contratação. Porém, nem todos os profissionais conhecem a importância dessa experiência, tendo dúvidas se realmente vale a pena investir tempo e esforço em serviços gratuitos.
No caso de quem busca o primeiro emprego, o trabalho voluntário será ainda mais importante, porque complementa a falta de experiência profissional. Além disso, é uma forma de demonstrar competências importantes, como iniciativa, trabalho em equipe e liderança.
A seguir, você entenderá por que vale a pena apostar em serviços gratuitos para melhorar o currículo profissional. Continue a leitura!
Como ponto de partida, que tal definir o que é trabalho voluntário? Sim, estamos falando da prestação de serviços gratuitos, mas o que isso realmente inclui?
A legislação que regulamenta o trabalho voluntário é a lei n.º 9.608 de 1998. O conceito é bastante simples:
Art. 1.º Considera-se serviço voluntário, para os fins desta Lei, a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.
Perceba que a lista de serviços voluntários é bastante ampla. Além do trabalho voltado para assistência à pessoa, diversas outras organizações podem contar com pessoas não remuneradas e abrir oportunidades para quem não tem experiência.
No Direito, por exemplo, temos os mediadores e conciliadores dos tribunais, que frequentemente não são remunerados. Na Engenharia Civil, existem ONGs (Organizações Não Governamentais) que prestam serviços gratuitos de infraestrutura, sustentabilidade e educação. No Design, conseguimos montar um portfólio com trabalhos para organizações beneficentes e projetos sociais.
As atividades graciosas serão igualmente importantes para desenvolver competências profissionais, como melhorar a comunicação ou melhorar o trabalho em equipe. Até porque, as habilidades comportamentais dependem da convivência e da experiência profissional para serem aperfeiçoadas.
Por isso, assim como acontece com quem decide trabalhar e fazer estágio, o trabalho voluntário é uma boa decisão para conquistar as primeiras oportunidades na área de atuação do seu curso.
O trabalho voluntário também está ligado a encontrar significado nas tarefas e beneficiar a sociedade. Afinal, os voluntários conseguem ver os resultados do esforço, tempo e competências investidos no serviço, graças aos resultados gerados para as pessoas que necessitam do atendimento.
Sem contar que é a oportunidade de conhecer profissionais com interesses semelhantes aos seus. É o início de um networking, geralmente, com profissionais de múltiplas áreas de atuação, que compartilham da vontade de contribuir com a comunidade.
Igualmente, os serviços beneficentes trazem reconhecimento para os voluntários, sobretudo dos atendidos e das entidades que prestam assistência. Não à toa, geram o senso de dever cumprido, que mantém os profissionais motivados e engajados em continuar as atividades.
Aliás, muitas vezes, o serviço gratuito indica que os valores do candidato são compatíveis com a cultura organizacional do contratante. Esse fit cultural é bastante decisivo, porque afeta a capacidade de o profissional se adaptar ao modo de ser da empresa.
Se vemos organizações mais preocupadas com sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade no trabalho e conformidade com princípios éticos, o serviço voluntário terá um grande peso no seu currículo profissional.
A experiência no trabalho voluntário é uma das oportunidades para descobrir um propósito. Para isso, existem diferentes tipos de serviço, e o voluntário consegue explorar diversos campos de atuação.
O sentimento de propósito pode surgir ao vivenciar a rotina de trabalho. Afinal, você vai contribuir em funções, tarefas e responsabilidades ligadas às profissões que gostaria de exercer no futuro, conhecendo o dia a dia da carreira.
Alternativamente, existem as pessoas que se identificam com as causas sociais e desejam continuar essas atividades. Logo, priorizam organizações com impacto social mesmo quando buscam funções remuneradas.
O mercado de hoje oferece essas oportunidades com alguma frequência. É o caso das empresas de impacto social, que compõem o chamado terceiro setor e prestam serviços privados com valor coletivo. Além delas, existem as atividades de responsabilidade social corporativa, que dizem respeito à contribuição das empresas para a comunidade.
Sendo assim, uma vaga no trabalho voluntário é uma oportunidade de autoconhecimento, que vai ajudar no seu planejamento de carreira.
Ter o trabalho voluntário no currículo aumenta as chances de contratação nos processos seletivos. Na prática, ele ajuda em questões relevantes, como indicar aptidão para o cargo, suprir a falta de experiência profissional e validar competências. Veja mais a seguir!
Antes de iniciar o processo seletivo, o recrutador identifica quais são as necessidades da empresa. Nesse sentido, a formação acadêmica, experiência profissional e competências são valorizadas porque têm boas chances de demonstrar que o candidato atende às demandas da organização.
Quando buscamos um trabalho voluntário, tentamos demonstrar que atendemos a essas necessidades só que por um caminho diferente. Mesmo com a prestação gratuita, podemos indicar que já realizamos as tarefas e resolvemos problemas ligados à vaga de emprego, ou seja, que estamos aptos para o cargo.
O tempo também é um fator decisivo. Ter mais experiência indica que o candidato esteve há mais tempo resolvendo problemas e entregando serviços similares aos que a empresa necessita. Além disso, houve maior aprendizado com a prática profissional.
No trabalho voluntário, podemos comprovar o tempo de experiência e as atribuições realizadas com uma declaração da instituição que contou com os serviços. E, quanto melhor a reputação da organização social, mais prestígio as informações terão aos olhos do recrutador.
O trabalho voluntário transmite coerência para o recrutador, colocando no currículo atividades relacionadas às competências requeridas pela vaga. Por exemplo, se você atuou em uma função que exigia liderança, trabalho em equipe, boa comunicação etc., estará na frente de quem colocou essas informações sem indicar nenhuma experiência.
Por isso, vale a pena buscar essas oportunidades e dedicar uma parte do seu tempo para a comunidade. As vagas de voluntário podem ser encontradas de diferentes formas:
O trabalho voluntário oferece diversas oportunidades, e você pode buscar as mais conectadas com seu propósito de vida ou ligadas à sua carreira profissional. Em todo caso, será uma experiência profissional relevante, que traz diferenciais para o seu currículo.
Para já ir se preparando para as primeiras oportunidades, confira o nosso guia com 12 dicas para se destacar nas entrevistas!
Publicado por: