Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
Você sabe qual carreira combina com o seu perfil? Conhece as Profissões do Futuro? O que considerar na hora de escolher a empresa para trabalhar? Veja aqui!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Transformamos vidas e realizamos sonhos. Te ajudamos a entrar no mercado, por meio de vagas e conteúdos qualificados sobre empregabilidade.
Vamos auxiliar você no dia-a-dia a entender a melhor forma de apresentar seu currículo. Quais ferramentas contribuem para a melhor apresentação do seu perfil?
Como buscar uma vaga? Vamos entender como as entrevistas funcionam, dicas e exercícios práticos que podem te ajudar a encontrar aquela oportunidade tão sonhada!
Vamos mergulhar no tema empreendedorismo? Confira aqui as principais dicas de como abrir seu próprio negócio, inovações, tendência do mercado empreendedor.
O que você precisa saber para começar a empreender? Aqui você encontrará toda preparação para entender quais passos precisa seguir para ter seu negócio. Não perde!
Quer conhecer quais são as inovações e tendências do mercado de empreendedorismo? Além de oportunidades para empreender? Acesse os conteúdos e fique por dentro!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Hoje vamos conhecer mais sobre a professora Edna de Almeida Rodrigues, que é Mestre em Engenharia de Produção e Consultora Acadêmica, e veio compartilhar conosco sua história de vida inspiradora. De origem humilde e repleta de desafios como mulher e brasileira, Edna ultrapassou barreiras e alcançou o sucesso esperado com todos os seus objetivos em mente durante sua jornada.
Com sua história de vida inspiradora, convidamos a Edna para participar do Projeto Conta Aí Professor, organizado por nós, o Canal Conecta, que faz parte da equipe Kroton, para que ela conte um pouco mais de sua origem e como foi sua jornada com a educação para que alcançasse todos os seus objetivos e chegasse aonde está hoje.
Continue lendo e assista ao vídeo para conhecer essa pessoa tão especial e forte que conversamos hoje!De maneira bastante simpática, Edna já iniciou nossa conversa se apresentando e com o objetivo de inspirar quem está assistindo com sua história de vida. Edna conta que, como a maioria dos brasileiros, ela vem de uma origem humilde e simples, que em sua época de adolescência havia a crença de que um curso técnico já fosse o suficiente para um filho de uma família humilde. Tal pensamento seria agregado ao fato de o curso técnico abrir portas com oportunidades de trabalho, e destaca: “Tanto que eu fiz dois né, o orgulho da mamãe”, brinca.
Seguindo na trilha do trabalho na adolescência, complementa: “Porque realmente isso acontece (conseguir empregos devido aos cursos técnicos), só que em algum momento, nos estabilizando, nós paramos naquilo e paramos de evoluir profissionalmente” aponta Edna, “mas naquele momento eu não tinha consciência disso, eu só fui perceber na minha fase adulta e, naquela época, nós começávamos a trabalhar muito cedo, entre 14 e 15 anos”, inicia Edna ao contar sua história de vida.
“O trabalho tão cedo não só era permitido como era estimulado e isso está ligado a uma questão de crença de cultura, na verdade as pessoas acreditavam que aquilo era importante para que aquele jovem tivesse uma carreira, tivesse um trabalho que pudesse lhe trazer o sustento necessário, o mínimo necessário para que ele tivesse uma vida confortável“, completa Edna.
“Isso, com a minha maturidade, com a minha evolução, foi me fazendo pensar que naquela época eu nunca tinha entrado em uma instituição de ensino superior para perguntar quanto custava para fazer um curso ou fazer um cursinho para tentar entrar numa instituição pública“, comenta, “então eu refletia, eu pagava meu curso técnico porque eu achava que não poderia pagar uma faculdade, afinal de contas já trabalhava e me sustentava“.
Edna afirma que, quando se tornou adulta e teve filhos, fez questão de mudar a crença do curso técnico ser suficiente dentro da sua família. Tal comportamento com foco na mudança é essencial na sociedade em que vivemos para que as oportunidades não sejam limitadas a um certo grupo social, por exemplo, é necessário tirar esse pensamento conservador para que todos consigam realizar seus sonhos da melhor maneira possível e com as mesmas oportunidades oferecidas.
“Desde que meus filhos eram muito pequenos, eu estabeleci que o ensino superior seria para todos e que não haveria discussão de se ‘faria ou não’, a discussão, na verdade, seria de quantos e o que poderia ser feito, isso ficaria a cargo deles”, comenta Edna sobre a liberdade que daria aos filhos na escolha de seus estudos superiores para que eles mesmos pudessem construir sua história de vida.
“Tudo isso também fez com que eu tomasse a decisão de retomar meus estudos, de fazer a faculdade de administração já com uma idade mais madura, com 36 anos” Edna destaca esse importante passo em sua história de vida. “Isso transformou a minha família porque no ano seguinte o meu esposo, aos 39 também, começou a faculdade de arquitetura”, revela sobre a influência de uma atitude no meio familiar.
“Quando eu estava no meu quarto ano, meu último ano, a minha filha estava começando a faculdade dela, era a vez dela”, aponta. Ou seja, uma simples atitude de retomar seus estudos, que inflige diretamente no seu próprio bem, acabou influenciando positivamente toda a família a seguirem os mesmos passos e também se dedicarem aos estudos da mesma forma que Edna. Todos sabemos e temos certeza de que a educação transforma!
Agora, você que está lendo isso pode estar refletindo: “Mas eu não tenho dinheiro!”. Então, Edna ainda destaca que tudo que ela conquistou veio entre muitas dificuldades e com muita renúncia, diz que sua família deixou de consumir algumas coisas como a famosa pizza de fim de semana, um ano sem viagens, tudo por conta do foco em seus objetivos.
Ela ainda conta o que aconteceu com seu filho caçula, que, aos 24 anos, já tinha duas graduações e uma licenciatura. Revela, ainda, que isso aconteceu naturalmente, ninguém forçou ninguém, tudo apenas com uma importante mudança de crença a partir da hora em que eles acreditaram que o ensino está ao alcance de todos e de que só a educação pode mudar o nosso futuro como sociedade, mudar as possibilidades do nosso futuro.
“Então nós abraçamos essa causa e fomos juntos, na verdade, a nossa casa parecia mais uma república”, Edna brinca, “vocês podem imaginar, mas nós nos apoiávamos, quem tinha tempo cuidava de alguma coisa da casa e quem não tinha ficava estudando, ficava fazendo trabalho”, ela aponta sempre o apoio familiar em sua história de vida.
Edna revela que isso também impactou no momento em que ela decidiu iniciar sua carreira acadêmica, tinha que viajar todos os dias para completar o curso de Mestrado (que não era em sua cidade) e sempre pôde contar com o apoio da família, sem pressão alguma para que desistisse de seu objetivo, teve seus familiares ao seu lado e a motivando durante toda a sua trajetória, tendo um importante papel em sua história de vida.
“Eles comemoraram comigo as conquistas e até hoje nós todos nos beneficiamos disso”, aponta a professora, “porque é lógico que toda aquela dificuldade que nós passamos durante os estudos foram superadas, porque conforme eu evoluo na carreira, também tenho uma melhora financeira, e essas dificuldades levam a gente a buscar soluções e não desanimar, ficar sentado no sofá reclamando.”
“Eu tenho uma dificuldade, eu entendo essa dificuldade e busco meios para solucioná-la para superá-la, e é isso que faz com que a gente saia do lugar, é isso que faz com que a gente se sinta motivado para continuar, para não desistir, para ir em frente.”
E você? Também se sentiu inspirado com a história de Edna? Com esforço e dedicação todos podemos chegar lá, como a professora, confie em seu potencial! Escreva a sua história de vida!
Caso queira dicas imperdíveis ou deseje tirar dúvidas sobre o meio corporativo, confira outros artigos do Canal Conecta e construa seu futuro agora!
Publicado por: