Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
Você sabe qual carreira combina com o seu perfil? Conhece as Profissões do Futuro? O que considerar na hora de escolher a empresa para trabalhar? Veja aqui!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Transformamos vidas e realizamos sonhos. Te ajudamos a entrar no mercado, por meio de vagas e conteúdos qualificados sobre empregabilidade.
Vamos auxiliar você no dia-a-dia a entender a melhor forma de apresentar seu currículo. Quais ferramentas contribuem para a melhor apresentação do seu perfil?
Como buscar uma vaga? Vamos entender como as entrevistas funcionam, dicas e exercícios práticos que podem te ajudar a encontrar aquela oportunidade tão sonhada!
Vamos mergulhar no tema empreendedorismo? Confira aqui as principais dicas de como abrir seu próprio negócio, inovações, tendência do mercado empreendedor.
O que você precisa saber para começar a empreender? Aqui você encontrará toda preparação para entender quais passos precisa seguir para ter seu negócio. Não perde!
Quer conhecer quais são as inovações e tendências do mercado de empreendedorismo? Além de oportunidades para empreender? Acesse os conteúdos e fique por dentro!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Hoje vamos conversar com a professora Edna de Almeida Rodrigues, que é Mestre em Engenharia de Produção e Consultora Acadêmica, e veio nos contar algumas informações sobre como se deve desenvolver as competências no mercado de trabalho e, inclusive, para o mercado de trabalho. Essa conversa é bem importante para você que está procurando ingressas nesse meio corporativo e, principalmente, na área administrativa.
Em mais um vídeo do projeto Conta Aí Professor, Edna compartilha conosco quais competências ela acredita que todos precisem desenvolver para enfrentar esse mercado de trabalho atual.
Primeiro vamos entender que as competências desenvolvidas durante um curso superior estão relacionadas às expectativas que as empresas têm em relação àquele estudante, quando ele estiver formado. Um curso superior é elaborado a partir do que a legislação pede, do que a faculdade também acredita e do que o mercado de trabalho pede, demanda.
Muitas vezes as faculdades já mantém no currículo aquilo que deve ser trabalhado com foco na conquista de empregos após a formação. Dentro desse curso ela te prepara para que você saia preparado da graduação e apto a exercer qualquer função que esteja ao seu alcance, com grandes possibilidades de destaque e evolução, promoção, garantindo o sucesso no futuro.
Separamos aqui as competências no mercado de trabalho que são consideradas mais importantes e acaba influenciando na hora de o indivíduo conseguir ingressar no meio corporativo:
Confira o que a professora Edna disse sobre o assunto e destacou das competências no mercado de trabalho:
Então, nós vamos passar alguns tópicos. Isso não esgota o assunto, mas já pode te trazer aqui algumas ideias para você tomar decisões, fazer as suas escolhas em relação aos caminhos do seu ensino superior. A administração, ela possibilita que os alunos desenvolvam durante curso a competência de iniciativa e proatividade. Quando nós estamos no curso superior, nós temos que tomar decisões por conta própria, precisamos tomar iniciativas de realizar as coisas, e isso acontece durante a evolução das disciplinas.
Tudo começa um pouco mais suave até que chega no final e você está sendo cobrado dentro da própria faculdade por essas competências. Isso faz com que você se prepare melhor para estar futuramente trabalhando em uma empresa e apresentar como um diferencial esta competência de ser proativo. Ou seja, você investiga um problema, descobre esse problema, busca uma solução e, já apresentar o problema com a solução, é um exemplo de ser proativo.
Ter iniciativa é você se antecipar às necessidades, é você identificar que pode iniciar alguma atividade ou uma ideia mesmo antes que todos tenham percebido que é necessário, e isso vai depender de exercício. Durante a faculdade você pode exercitar, já lá no trabalho você vai praticar.
Outro aspecto outra competência importante que é muito valorizada pelas empresas é o foco no resultado. Quando nós somos contratados, as empresas esperam que nós temos tenhamos capacidade de entregar o produto que foi solicitado de forma que contribuam com os resultados que a companhia está buscando. Quando nós falamos em resultados, não são necessariamente somente a resultados financeiros. Eles podem estar associados a diversos objetivos organizacionais, então quando eu desenvolvo uma atividade, preciso ter clareza de o que a empresa espera para entregar esse resultado a ela.
Da mesma forma, a empresa espera que a gente trabalhe com eficiência e eficácia. Ser eficaz é fazer a coisa como deve ser feita. Ser eficiente é fazer essa mesma coisa do melhor modo possível, vamos entender isso como modo mais econômico possível, econômico em termos de uso de tempo, recursos financeiros, recursos humanos. Ou seja, eu fiz o que deve ser feito com a qualidade esperada, no prazo esperado e usando a menor quantidade de recursos possíveis.
Isso faz e com que a empresa enxergue na pessoa uma competência que ela confia, em que será dada uma demanda para essa pessoa e ela realmente fará como a empresa espera, o que faz essa junção ser uma das importantes competências no mercado de trabalho.
Também precisamos falar um pouco agora a respeito da capacidade de relacionamento humano. Isso tem a ver com trabalho em equipe, tem a ver com a capacidade de se relacionar dentro da empresa com seus pares, com seus superiores, com os seus subordinados.
Durante a faculdade eu trabalho em equipe, mas eu estou ali com colegas, com companheiros, sob supervisão de um professor ou de um mentor. Então ali eu estou experimentando e eu escolho, lá eu tenho uma certa liberdade de escolher quem está no meu time. Na empresa não é assim, eu estou em um time porque a empresa escolheu que eu esteja lá, então eu tenho que ter capacidade de relacionamento.
Quando nós falamos em relacionamento humano, isso tem a ver com vários aspectos do nosso cotidiano. Mas lá na empresa isso é mais crítico porque nós convivemos com pessoas diferentes, de origens diferentes, de crenças diferentes, estilos diferentes e, até mesmo, com modos de trabalhar diferentes. E, inclusive, nós precisamos fazer a manutenção disso, o que só é possível se eu realmente tiver consciência de que o meu comportamento pode interferir no comportamento do outro.
A forma como eu abordo assuntos pode estimular uma reação no outro, então é necessário que eu desenvolva a capacidade de relacionamento humano, e eu aprendo isso durante a minha formação para colocar em prática na empresa com pessoas que podem ser totalmente desconhecidas para mim.
Também a empresa valoriza quem tem ambição profissional, essas competências eu posso desenvolver durante a faculdade ao passo que eu vou conhecendo melhor as formas de atuação. Quando você elaborar o seu projeto de vida, você já pode estabelecer “qual é o tamanho da sua ambição profissional?”, “até onde você quer chegar?”.
A partir deste estabelecimento você pode, então, desenhar os caminhos, os meios que você precisa percorrer para chegar, para alcançar um objetivo definido ao longo da sua trajetória, essa é uma das importantes competências no mercado de trabalho.
Quando nós falamos também sobre o que as empresas esperam hoje, nós podemos destacar que as pessoas podem desenvolver a capacidade de trabalhar por projetos. Esta é uma atividade que a gente aprende dentro do curso de administração, desenvolve a competência, e isso tem a ver com planejar, com refletir, com levantar orçamentos, estabelecer cronogramas, gerenciar equipes e outras coisas que envolvem a gestão de projetos.
Essa, por ser uma das competências no mercado de trabalho que são requisitadas e valorizadas, é um aspecto muito valorizado nas empresas mais modernas, não só para gerenciar um projeto, mas para participar de um projeto, é necessário também ter alguma noção a respeito disso.
Essas dicas, como eu disse, não se esgotam. Isso é você quem vai descobrir, o que mais as empresas querem hoje, porque você vai continuar pesquisando. A empresa é uma entidade social e, por isso, ela evolui conforme a própria sociedade evolui, então as necessidades, os anseios, as expectativas das empresas mudam e nós precisamos descobrir a cada dia quais são as novas expectativas dessas empresas e buscarmos formas de atendê-las.
Esperamos que você tenha gostado dessa abordagem das competências no mercado de trabalho. Você acabou de conferir mais uma parte do projeto Conta Aí Professor do Canal Conecta, da Kroton, acompanhando algumas dicas que nós temos a respeito de coisas que podem contribuir, podem te estimular na sua busca por continuar seus estudos e por buscar o seu progresso pessoal e profissional. Confira mais conteúdos do Conecta e aproveite nossas dicas!
_________________________________________________________________________________________________________________________________
» Precisa de direcionamento de carreira, dicas para processo seletivo e empreendedorismo?
Continue a navegar por nossos conteúdos!
ω ASSINE O CANAL CONECTA NO YOUTUBE: https://bit.ly/3gRp8oy
» Nos siga no Instagram: https://www.instagram.com/canalconecta
» Confira nosso Facebook: https://www.facebook.com/canalconecta
Publicado por: