Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
Você sabe qual carreira combina com o seu perfil? Conhece as Profissões do Futuro? O que considerar na hora de escolher a empresa para trabalhar? Veja aqui!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Transformamos vidas e realizamos sonhos. Te ajudamos a entrar no mercado, por meio de vagas e conteúdos qualificados sobre empregabilidade.
Vamos auxiliar você no dia-a-dia a entender a melhor forma de apresentar seu currículo. Quais ferramentas contribuem para a melhor apresentação do seu perfil?
Como buscar uma vaga? Vamos entender como as entrevistas funcionam, dicas e exercícios práticos que podem te ajudar a encontrar aquela oportunidade tão sonhada!
Vamos mergulhar no tema empreendedorismo? Confira aqui as principais dicas de como abrir seu próprio negócio, inovações, tendência do mercado empreendedor.
O que você precisa saber para começar a empreender? Aqui você encontrará toda preparação para entender quais passos precisa seguir para ter seu negócio. Não perde!
Quer conhecer quais são as inovações e tendências do mercado de empreendedorismo? Além de oportunidades para empreender? Acesse os conteúdos e fique por dentro!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Na maioria das vezes olhamos o mundo de forma isolada e sem enxergar a sua existência como um todo. Pensar de forma sistêmica pode te ajudar a expandir sua forma de pensar, agir e tomar decisões. E assim viver de uma maneira melhor!
No mundo contemporâneo em que vivemos hoje, o fato de podermos experimentar tudo o que a tecnologia nos permite, para facilitar a nossa comunicação como um todo, faz com que nos tornemos mais interligados uns aos outros e à tudo o que acontece ao nosso redor, ou seja, tudo funciona hoje, como sempre funcionou, de forma sistêmica, só que antes da globalização, não percebíamos tanto isso.
Do mesmo segmento são as organizações empresariais, quando estamos voltados para direcionar ou oferecer um serviço à algumas dessas organizações, temos que ter em mente o seguinte:
Objetivos e planejamento estratégicos e que através desses dois, gerem resultados eficazes. Isso sim, é pensar de forma sistêmica e não isolada!
Pensar de forma sistêmica, é simplesmente pensar de forma integrada tentando avaliar aquilo que você está propondo, se irá mudar diretamente na prática e no dia a dia, a produtividade dos colaboradores daquela empresa.
Temos como óbvio, que tudo funciona ou deve funcionar totalmente interligados uns aos outros, caso não aconteça, ficamos vulneráveis à um resultado negativo. Por exemplo, o autor do livro best-seller A quinta disciplina – Peter Senge traz uma ideia da definição do pensamento sistêmico. Ele nasceu em 1949 e estudou Engenharia em Stanford e dirige a consultoria Innovation Associates. Professor e diretor do Centro para a Aprendizagem Organizacional no MIT, pragmático idealista, Senge divulgou no meio universitário e empresarial o conceito learning organization (organização em constante aprendizagem), que considera a fonte de vantagem competitiva do futuro.
Em um vídeo chamado Navigating Webs of Interdependence, ele nos dá a seguinte explicação sobre o pensamento sistêmico:
“Sempre que tento ajudar as pessoas a entender o que significa esta palavra “sistema”, geralmente começo perguntando: ‘Você faz parte de uma família?’ Todos são parte de uma família. ‘Você já viu em uma família como as pessoas reproduzem seus atos, agem, sentem, não é isso o que todos fazem?’ Sim.”
Ele conta então como isso acontece, ele comenta que as pessoas contam suas histórias e pensam sobre isso. Mas essas coisas não se encaixam em um jargão como ‘sistema’ ou ‘pensamento sistêmico’, mas sim em uma realidade que vivemos em teias de interdependência.
Então para o autor, essa reprodução do pensamento sistêmico nas empresas precisa estar em alinhamento em uma cultura organizacional na qual suas tomadas de decisões produzam relações de causa e efeito, muitas com resultados imediatos, enquanto outras podem aparecer a longo prazo.
Vamos trazer um pouco para minha área de atuação.
O conceito hoje do exercício físico vem mudando e o que mais defendemos e prezamos é trabalhar o corpo de uma forma inteligente, integrada, ou seja, como um todo. Sendo assim, podemos ter um corpo mais saudável, ágil, com mobilidade, flexibilidade e com muita eficiência para desempenhar padrões de movimentos totalmente corretos.
É de extrema importância também, frisar um outro exemplo bem mais nítido de ajudar na compreensão:
Na medicina, os médicos têm que olhar o corpo humano de forma sistêmica, pois o nosso corpo tem em sua parte interna, além de fáscia muscular, músculos, artérias, vasos e etc. Existem áreas que são compostas por órgãos, onde cada um é responsável por suas funções, ou seja, um está interligado ao outro ajudando no funcionamento como um todo.
Caso algum desses órgãos tenha um problema que cause uma deficiência em um deles, provavelmente começa a sobrecarregar os outros e na maioria das vezes acabam necessitando de uma ajuda externa para o tratamento.
A maior parte do tempo tomamos decisões baseadas em nossa experiência, a própria utilização de alguns ditados populares trazem a conclusão de que o ser humano tem uma enorme tendência a utilizar padrões observados anteriormente para decidir sobre o futuro.
Esse padrão acontece de forma automática em determinado momento, isso permite que economizamos tempo e sofrimento ao tomar uma decisão. Todo mundo sabe que não se deve colocar a mão no fogo. A ideia de evitar certas coisas porque provocam reações ou respostas desagradáveis é um comportamento prudente de todo ser humano e aprendido ao longo da vida.
Até aí, está tudo bem, não é? O problema surge quando alguns desses padrões se transformam em hábitos tão fortes que se tornam imutáveis. As causas e os efeitos podem surgir de várias maneiras.
Quando precisamos tomar uma decisão usamos uma coisa muito conhecida, a relação de causa e efeito simples: colocar a mão no fogo gera a conclusão de que vou me queimar, abrir a torneira me leva a conclusão de que vai sair água, possivelmente vou tomar um choque se eu enfiar o dedo na tomada, padrões de comportamento aprendido onde fica claro a relação de causa = ação, efeito = conclusão.
Quando se lida com um sistema, no caso dos organizacionais, isso é bastante evidente e dificilmente se tem a regularidade de uma causa, um efeito, pois cada parte está recebendo influências de várias outras. Ou seja, cada parte é um sistema aberto à influência de outros sistemas.
Pensando no ambiente de trabalho, a partir do momento que conseguimos enxergar a empresa como um todo, temos a oportunidade de considerar os dados e as informações de forma mais precisa sobre determinados fatos, para que assim seja possível tomar uma decisão verdadeiramente assertiva.
Portanto, independente de qual área você atua ou até mesmo, para a nossa vida pessoal, devemos sempre raciocinar de forma sistêmica proporcionando benefícios e o que isso pode gerar de resultados a ponto de ser bom para ambos no sentido sistêmico.
Bom, espero que todos tenham compreendido e possam olhar tudo em sua volta hoje de forma mais ampla, integrada, ou seja, sistêmica!!!
Leandro Carraco – Educador Executivo
_________________________________________________________________________________________________________________________________
» Precisa de direcionamento de carreira, dicas para processo seletivo e empreendedorismo?
Continue a navegar por nossos conteúdos!
ω ASSINE O CANAL CONECTA NO YOUTUBE: https://bit.ly/3gRp8oy
» Nos siga no Instagram: https://instagram.com/canalconecta/
» Confira nosso Facebook: https://www.facebook.com/canalconecta
» Confira nosso Linkedin: https://www.linkedin.com/company/canal-conectaoficial/
#sistemica
Publicado por: