Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
Você sabe qual carreira combina com o seu perfil? Conhece as Profissões do Futuro? O que considerar na hora de escolher a empresa para trabalhar? Veja aqui!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Transformamos vidas e realizamos sonhos. Te ajudamos a entrar no mercado, por meio de vagas e conteúdos qualificados sobre empregabilidade.
Vamos auxiliar você no dia-a-dia a entender a melhor forma de apresentar seu currículo. Quais ferramentas contribuem para a melhor apresentação do seu perfil?
Como buscar uma vaga? Vamos entender como as entrevistas funcionam, dicas e exercícios práticos que podem te ajudar a encontrar aquela oportunidade tão sonhada!
Vamos mergulhar no tema empreendedorismo? Confira aqui as principais dicas de como abrir seu próprio negócio, inovações, tendência do mercado empreendedor.
O que você precisa saber para começar a empreender? Aqui você encontrará toda preparação para entender quais passos precisa seguir para ter seu negócio. Não perde!
Quer conhecer quais são as inovações e tendências do mercado de empreendedorismo? Além de oportunidades para empreender? Acesse os conteúdos e fique por dentro!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
O currículo é o primeiro contato entre você e o recrutador, e uma boa apresentação fará toda a diferença para ser chamado para as entrevistas de emprego. No entanto, diversos campos desse documento deixam as pessoas em dúvidas, um deles é o objetivo profissional. Você sabe descrever as suas aspirações?
Ao dizer o que queremos, devemos lembrar que é nos pequenos frascos que moram os piores venenos e os melhores perfumes. O objetivo profissional não chega a completar uma linha, mas faz toda a diferença para garantir a sua classificação, e você pode perder ótimas oportunidades se não ficar atento.
A seguir, trouxemos 8 dicas para você descrever uma meta clara no currículo profissional e ser um candidato mais competitivo. Continue a leitura para tirar dúvidas e aumentar as suas chances de contratação!
O objetivo profissional é o campo que indica por que o currículo foi enviado para o recrutador. Nele, o candidato tem cerca de uma frase para descrever sua meta, como conquistar o primeiro emprego ou ocupar determinado cargo da organização.
É importante lembrar que, assim como as demais partes do currículo, o objetivo profissional deve conciliar duas questões:
Imagine, por exemplo, que você se candidatou para uma vaga de trainee, que conta com um bom salário e flexibilidade de horários. Se a empresa tem a expectativa de formar um gerente, e você afirma que quer apenas essa função temporária, o seu objetivo não entrega aquilo que a organização deseja.
O inverso também acontece. Quem faz faculdade pode errar a mão nas vagas de ensino médio completo, como atendente e vendedor em pequenos estabelecimentos. Isso porque, ao indicar o interesse em ficar pouco tempo até se formar, você está afirmando que a empresa terá de contratar outra pessoa em um futuro próximo, até mesmo com novos gastos de treinamento.
O ponto de partida é conhecer o processo seletivo. Você deve pesquisar sobre a empresa em que você quer trabalhar, conhecendo as vagas disponíveis e o contexto em que ela está inserida. Na descrição de vagas, nas redes sociais e no site institucional, tente levantar as seguintes informações:
Lembre-se também de que existe uma diferença entre se candidatar para uma vaga e enviar um currículo para o banco de talentos. No primeiro caso, o objetivo profissional deve mencionar que você deseja aquela função, ainda que ele traga algum complemento. Já o segundo permite que o candidato fale sobre oportunidade em um departamento ou dê alternativas de cargos que poderia exercer.
Fique atento igualmente aos currículos abertos a todas as empresas. Já ensinamos algumas técnicas de como destacar seu perfil no LinkedIn, por exemplo, em que qualquer recrutador pode consultar as suas informações.
Outra característica do objetivo profissional é direcionar as demais informações que você coloca no currículo. Isto é, entre as milhares de informações que você poderia inserir nos documentos, algumas favorecem a sua meta profissional mais que outras.
Se você quer um cargo de administrador, por exemplo, deve indicar no currículo profissional as competências, as experiências e outras informações que mostram por que você seria um administrador adequado para as necessidades da empresa.
A lógica é similar à de quando buscamos cursos e qualificações. Tentamos melhorar o trabalho em equipe, a liderança, a comunicação etc., se fizer sentido com as nossas atividades profissionais.
O objetivo profissional precisa deixar claro o que você quer. Muitas vezes, os candidatos têm medo de excluir oportunidades ao colocar uma meta específica no currículo, como ao dizer que quer a oportunidade “A” e perder a oportunidade “B”. Infelizmente, a consequência mais provável, ao ser genérico, é perder ambos.
Em relação à redação, utilizamos uma frase direta, iniciada com verbo no infinitivo: “atuar”, “trabalhar”, “exercer” e “ter”. Por sua vez, a base da mensagem é a meta de curto prazo:
A mensagem pode ser complementada se fizer sentido para o processo seletivo ou banco de talentos que você pretende exercer. Por exemplo, se você vai buscar um estágio profissional, é possível indicar qual carreira você quer exercer no futuro, se tiver conexão com a vaga pretendida.
Um cuidado da Era Digital é usar as palavras-chave relacionadas que, provavelmente, serão identificadas pelas ferramentas eletrônicas de triagem. Um exemplo simples são as expressões “gestor”, “gerente” e “administrador”, que algumas descrições de vaga tratam como sinônimos, enquanto outras trazem distinções sobre as palavras.
Vale ressaltar que as triagens eletrônicas são aquelas em que um software mapeia o currículo, conforme as regras fixadas pelo recrutador. Além dela, as palavras-chave são importantes porque existem ferramentas que reconhecem informações em arquivos de texto (“doc”, “pdf”, “docx” etc.) e transferem para o banco de dados, sem o recrutador fazer o cadastro manualmente.
Ah! Se você tiver dúvidas sobre quais são as palavras-chave ou não tiver a descrição de vagas, uma boa fonte de consulta é a classificação brasileira de ocupações (CBO). Quando a empresa vai registrar a carteira de trabalho, mesmo se tiver denominações internas para a profissão, elas precisam seguir essa padronização do Ministério do Trabalho. Logo, é uma forma de conhecer as profissões.
Mentir nunca é uma boa opção no processo seletivo. Afinal de contas, os recrutadores podem facilmente pesquisar informações nas redes sociais ou questionar o candidato na entrevista de emprego.
Você precisa encontrar um equilíbrio de como descrever objetivo profissional sem se prejudicar, mas manter a sinceridade. Uma dica é apostar nas versões mais curtas, que se limitam a informar o cargo desejado, sempre que você tiver dúvidas sobre o que colocar no campo.
Na entrevista de emprego, você terá mais tempo para explicar as suas metas e conquistar a atenção do recrutador. Inclusive, vale a pena estudar as dicas para melhorar a comunicação.
O objetivo também pode conter um complemento que valorize a sua trajetória profissional, indicando formações, experiências e competências relevantes. Nesse caso, destacamos uma outra informação presente no currículo:
Não tenha vergonha de falar sobre os seus méritos e ser ambicioso desde a escolha da carreira, especialmente nas candidaturas em que existe perspectiva de crescimento. Afinal, com o seu objetivo profissional, você demonstra o que pode entregar para a organização, e isso faz toda a diferença.
Para complementar a leitura deste conteúdo, confira também o texto com 6 dicas para preencher o currículo profissional e aprenda como se destacar dos demais candidatos!
Publicado por: