Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
Você sabe qual carreira combina com o seu perfil? Conhece as Profissões do Futuro? O que considerar na hora de escolher a empresa para trabalhar? Veja aqui!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Transformamos vidas e realizamos sonhos. Te ajudamos a entrar no mercado, por meio de vagas e conteúdos qualificados sobre empregabilidade.
Vamos auxiliar você no dia-a-dia a entender a melhor forma de apresentar seu currículo. Quais ferramentas contribuem para a melhor apresentação do seu perfil?
Como buscar uma vaga? Vamos entender como as entrevistas funcionam, dicas e exercícios práticos que podem te ajudar a encontrar aquela oportunidade tão sonhada!
Vamos mergulhar no tema empreendedorismo? Confira aqui as principais dicas de como abrir seu próprio negócio, inovações, tendência do mercado empreendedor.
O que você precisa saber para começar a empreender? Aqui você encontrará toda preparação para entender quais passos precisa seguir para ter seu negócio. Não perde!
Quer conhecer quais são as inovações e tendências do mercado de empreendedorismo? Além de oportunidades para empreender? Acesse os conteúdos e fique por dentro!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
A palavra emoção, vem do latim “Ex Movere”, que quer dizer, “mover para fora”. O que faz sentido, uma vez que emoção é demonstrar nossos sentimentos, colocar para fora o que se passa dentro de nós (no nosso interior). Vamos falar sobre o gerenciamento das emoções? Mas, o que são as emoções?
As emoções fazem parte de um sistema interno que diz respeito às emoções primárias, são elas: tristeza, alegria, medo e raiva, portanto todos nós temos essas emoções conosco, todos nós convivemos com essas emoções diariamente. Sabemos que não é possível gerencia-las, não conseguimos controlar o surgimento da raiva, do medo, da tristeza ou alegria, mas podemos administrar como iremos conduzir essas emoções.
É fundamental sabermos controlar o que sentimos, é uma maneira de se autoconhecer! Gerenciar nossos sentimentos é conseguir desenvolver a “inteligência emocional”, e conseguir usar as emoções ao nosso favor.
Uma curiosidade:
Um autor que ficou famoso por tratar da questão das emoções é o Daniel Goleman um renomado psicólogo estadunidense, jornalista. Em 1995, tornou-se famoso do mercado editorial com a publicação do livro “Inteligência Emocional“, vendeu 5 milhões de cópias.
Com esse sucesso, Daniel Goleman se aprofundou no assunto de inteligência emocional, compondo uma série de outros livros, tais como:
Trabalhando com a inteligência emocional, 1998;
Emoções Destrutivas e como dominá-las: um diálogo com Dalai Lama, 2005;
Inteligência social: o poder das relações humanas, 2006;
Inteligência ecológica: o impacto do que consumimos e as mudanças que podem melhorar o planeta,2009;
Foco, 2013;
Liderança, 2015.
Com tudo isso, conseguimos ter uma perspectiva do quanto Daniel Goleman é participativo nesse meio, e o motivo pelo qual ele é o “pai” da inteligência emocional.
Um trecho do livro “O segredo está no desenvolvimento do seu QI junto com o seu QE (coeficiente emocional). … De acordo com Daniel Goleman. Inteligência Emocional é a capacidade que um indivíduo tem de identificar os seus próprios sentimentos e os dos outros, de se motivar e de gerir bem as emoções internas e nos relacionamentos”…
Como sabemos, nem sempre as pessoas mais inteligentes são as mais bem-sucedidas e realizadas. Você provavelmente conhece alguém que é instruída, mas não muito sociável, seja no trabalho ou nas relações pessoais.
Sua formação acadêmica ajuda nos estudos, mas é a sua inteligência emocional que vai auxiliar no gerenciamento das emoções, quando precisar passar por um processo seletivo, uma prova ou até mesmo em uma apresentação da faculdade.
A inteligência emocional ajuda a lidar com o ambiente social no trabalho, liderar, motivar as pessoas, e se destacar dentre os outros em sua carreira. Na verdade, quando se trata de um processo seletivo, ter a inteligência emocional desenvolvida, se torna tão importante quanto a capacidade técnica para o cargo.
Desenvolver a inteligência emocional torna as pessoas mais equilibrados, ajuda a não se influenciar pelos outros, controlar suas emoções, ao invés de permitir que outras pessoas as controlem. Age de forma mais sensata e equilibrada, transmite segurança, transparência e confiança para as demais pessoas.
Quando pensamos em Inteligência Emocional, buscamos um pouco mais atrás por Howard Gardner um psicólogo cognitivo e educacional que traz a teoria das inteligências múltiplas, pensando em inteligências múltiplas, as que nos interessa, neste artigo são: Inteligência interpessoal e Intrapessoal? O que quer dizer cada uma delas?
Inteligência Interpessoal é aquela habilidade que temos a capacidade de lidar com o outro, olhar o mundo pela perspectiva do outro, com empatia, compreendendo os sentimentos dos demais.
Inteligência Intrapessoal diz respeito ao autoconhecimento, quando pensamos apenas no ponto de vista de nós mesmos, como reagimos diante das emoções, das circunstâncias, dos fatos.
Portanto ter a habilidade, a capacidade na inteligência interpessoal e intrapessoal é fundamental, quando queremos pensar em Inteligência Emocional e controle gerenciamento das emoções.
Sendo assim vale a pena pensarmos um pouco em relação as habilidades sociais, quais são as habilidades sociais?
São seis categorias de Habilidades Sociais, são elas:
Habilidades Assertivas: Saber se impor com equilíbrio, reconhecer seus erros e lidar com críticas.
Habilidades Comunicativas: Iniciar conversas, responder perguntas e elogiar os demais. Dar feedback, solicitar feedback, fazer perguntas, expor suas habilidades em comunicação, compreender o outro. O Domínio da linguagem verbal e habilidade de falar com clareza e objetividade são essenciais, falar em público, saber se colocar, expor as suas ideias, saber ouvir, também fazem parte das habilidades sociais.
Habilidades Empáticas: Se colocar no lugar do outro, reconhecer seus sentimentos e necessidades. A empatia, “empatia a arte de se colocar no lugar do outro”. Olhar a perspectiva do outro, ou seja, como o outro percebe o mundo pelo olhar dele. Empatia é a capacidade de se identificar com outra pessoa e compreender o que ela pensa e sente.
Habilidades de Sentimento Positivo: Manter a postura positiva, criar laços de amizade, e olhar as coisas por um viés positivo, se colocar à disposição e enfrentar as situações de uma maneira mais positiva, do que antagônica, são pontos importantes. Postura positiva é muito mais que uma habilidade, é acreditar no trabalho duro, se atentar para as oportunidades e a capacidade de execução para alcançar objetivos.
Habilidades de civilidade: Relacionado à civilidade ou educação que quer dizer, saber se colocar pedindo desculpas, solicitando por favor, agradecendo, parece básico, não é mesmo? Básico e importante, faz parte e faz a diferença no dia a dia, ajuda bastante nas relações e no gerenciamento das emoções.
Habilidades de trabalho: saber falar em público, solucionar problemas, tomar decisões e gerenciar equipes.
Vamos salientar o gerenciamento das emoções, pelo olhar da Inteligência interpessoal e intrapessoal, como já abordamos neste artigo, em que sempre olharmos o outro, com empatia, e não deixar de olhar para dentro de nós mesmos, analisando nossas reações, e a forma como nos colocamos diante das situações.
Dessa forma as perspectivas de gerenciar melhor as emoções, e encontrar o sucesso são muito maiores.
Para refletir, deixamos aqui, algumas frases de Daniel Goleman para o seu conhecimento.
– “para o cérebro, simular um movimento é o mesmo que executá-lo, exceto pelo fato de a execução real ser bloqueada, de alguma forma”;
– “[…] o impulso é o veículo da emoção; a semente de todo impulso é um sentimento explodindo para expressar-se em ação. Os que estão à mercê dos impulsos – os que não têm autocontrole sofrem de uma deficiência moral. A capacidade de controlar os impulsos é a base da força de vontade e do caráter”;
– “se existem duas atitudes morais de que o nosso tempo necessita com urgência, elas são o autocontrole e o altruísmo. ”
______________________________________________________________________________________________________________
» Precisa de direcionamento de carreira, dicas para processo seletivo e empreendedorismo?
Continue a navegar por nossos conteúdos!
ω ASSINE O CANAL CONECTA NO YOUTUBE: https://bit.ly/3gRp8oy
» Nos siga no Instagram: https://www.instagram.com/canalconecta
» Confira nosso Facebook: https://www.facebook.com/canalconecta
» Este vídeo: https://youtu.be/te06FDtUmPY
#emoções
Publicado por: