Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
Você sabe qual carreira combina com o seu perfil? Conhece as Profissões do Futuro? O que considerar na hora de escolher a empresa para trabalhar? Veja aqui!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Transformamos vidas e realizamos sonhos. Te ajudamos a entrar no mercado, por meio de vagas e conteúdos qualificados sobre empregabilidade.
Vamos auxiliar você no dia-a-dia a entender a melhor forma de apresentar seu currículo. Quais ferramentas contribuem para a melhor apresentação do seu perfil?
Como buscar uma vaga? Vamos entender como as entrevistas funcionam, dicas e exercícios práticos que podem te ajudar a encontrar aquela oportunidade tão sonhada!
Vamos mergulhar no tema empreendedorismo? Confira aqui as principais dicas de como abrir seu próprio negócio, inovações, tendência do mercado empreendedor.
O que você precisa saber para começar a empreender? Aqui você encontrará toda preparação para entender quais passos precisa seguir para ter seu negócio. Não perde!
Quer conhecer quais são as inovações e tendências do mercado de empreendedorismo? Além de oportunidades para empreender? Acesse os conteúdos e fique por dentro!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
O brilhante palestrante Max Gehringer tem uma bela frase que define bem um dos erros mais comuns que cometemos quando o assunto é Networking. Diz Max que: “Networking é uma questão de paciência e não de urgência”. Muitos de nós fazemos essa confusão e, por isso, cometemos um erro fatal: procuramos nossos contatos apenas quando precisamos deles. Tarde demais. Isso não é Networking. É NOTworking! Não funciona.
Mas e você, como vive seus relacionamentos no dia a dia? Ocupa-se deles? Mantem aquecidas e ativas as suas relações com amigos, colegas de trabalho, colegas de escola, ex-colegas, fornecedores, clientes, concorrentes, professores, alunos, ex-chefes, enfim, todos? Ou você é daqueles que só se lembra das pessoas quando está em apuros e precisa do apoio delas?
Alguns dirão não fazer Networking por não ter tempo para isso. Esses ainda não compreenderam haver dois erros na frase: fazer e tempo. Networking não se faz, se vive. Networking é um modo de vida. É viver em agradável relacionamento com todos os que estão à nossa volta. Networking não é uma tarefa. Não é uma obrigação que você executa e pronto, está feito. Networking é um processo contínuo, sem fim, de construir e dar manutenção a relacionamentos com pessoas que prezamos. E acredite, isso é algo honrado e muito gratificante.
E, justamente por não ser uma tarefa na sua lista de afazeres, Networking não exige tempo específico para sua execução. Networking, por ser relacionamento, é algo que acontece a todo momento, em todo lugar e com todas as pessoas. É 24×7. É uma prática agradável, natural e cotidiana como observar, interagir, aprender, ensinar e divertir-se. Aliás, o que é um relacionamento senão isso: observar, interagir, aprender, ensinar e divertir-se?
Se você acha que seu Networking anda meio devagar, talvez valha você reconsiderar o que entende por Networking. Talvez você esteja usufruindo menos e oferecendo menos aos seus relacionamentos do que poderia. Talvez não esteja vivendo, mas fazendo Networking.
Não espere precisar do outro para procurá-lo. Esse comportamento, mesquinho e interesseiro, pega muito mal. Você ficará constrangido em procurar pessoas para quem não deu a menor atenção por longo tempo, e essas pessoas se sentirão usadas por você. Péssimo para sua reputação! E não funciona. Isso não é Networking, é Notworking.
Que tal procurar o outro antes que precise dele? Melhor que isso: que tal procurar o outro para verificar se ele precisa de algo que você, como amigo e como ser humano, pode oferecer? Que tal, com sinceridade, genuíno interesse e satisfação, retomar já, hoje, agora, as relações com tanta gente bacana que você conheceu e que ficou pelo caminho? Marque um almoço, um café da manhã antes do expediente, ou mande um simples “Estou com saudades e querendo saber de você!”. E depois dessa retomada inicial, não deixe mais a coisa esfriar.
O carinho que você enviou, o receberá de volta. A esse carinho, que fez bem para o outro e que fará bem à você também, pode chamá-lo de Networking.
Por Alexandre Caldini – Administrador de empresas formado pela PUC/SP, com cursos de educação executiva em Harvard e no M.I.T. nos Estados Unidos, no Insead na França e na London Business School e University of Cambridge no Reino Unido. Atuou em diversas empresas, tendo presidido o jornal de negócios Valor Econômico e a Editora Abril. Caldini, que também é professor universitário, atua atualmente como conselheiro e consultor de empresas e organizações sem fins lucrativos. Como escritor, Alexandre Caldini lançou quatro livros, entre os quais Networking versus Notworking, seja interessante, não interesseiro.
_________________________________________________________________________________________________________________________________
» Precisa de direcionamento de carreira, dicas para processo seletivo e empreendedorismo?
Continue a navegar por nossos conteúdos!
ω ASSINE O CANAL CONECTA NO YOUTUBE: https://bit.ly/3gRp8oy
» Nos siga no Instagram: https://instagram.com/canalconecta/
» Confira nosso Facebook: https://www.facebook.com/canalconecta
#networking
Publicado por: