Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
Você sabe qual carreira combina com o seu perfil? Conhece as Profissões do Futuro? O que considerar na hora de escolher a empresa para trabalhar? Veja aqui!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Transformamos vidas e realizamos sonhos. Te ajudamos a entrar no mercado, por meio de vagas e conteúdos qualificados sobre empregabilidade.
Vamos auxiliar você no dia-a-dia a entender a melhor forma de apresentar seu currículo. Quais ferramentas contribuem para a melhor apresentação do seu perfil?
Como buscar uma vaga? Vamos entender como as entrevistas funcionam, dicas e exercícios práticos que podem te ajudar a encontrar aquela oportunidade tão sonhada!
Vamos mergulhar no tema empreendedorismo? Confira aqui as principais dicas de como abrir seu próprio negócio, inovações, tendência do mercado empreendedor.
O que você precisa saber para começar a empreender? Aqui você encontrará toda preparação para entender quais passos precisa seguir para ter seu negócio. Não perde!
Quer conhecer quais são as inovações e tendências do mercado de empreendedorismo? Além de oportunidades para empreender? Acesse os conteúdos e fique por dentro!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Networking: Aspectos atitudinais – Educação por Alexandre Caldini – Administrador de empresas formado pela PUC/SP, com cursos de educação executiva em Harvard e no M.I.T. nos Estados Unidos, no Insead na França e na London Business School e University of Cambridge no Reino Unido. Atuou em diversas empresas, tendo presidido o jornal de negócios Valor Econômico e a Editora Abril. Caldini, que também é professor universitário, atua atualmente como conselheiro e consultor de empresas e organizações sem fins lucrativos. Como escritor, Alexandre Caldini lançou quatro livros, entre os quais Networking versus Notworking, seja interessante, não interesseiro.
Ser educado é uma característica que é ensinada para nós desde a infância, atos como pedir “por favor” e “obrigado” são bastante presentes na aprendizagem infantil, mas nem todas as pessoas levam esse ensinamento para o resto da vida e acabam não investindo em atitudes educadas, o que é um grande erro. A educação é um dos aspectos atitudinais mais importantes no Networking, todos desejam ser tratados bem e se relacionar com pessoas empáticas.
E como demonstrar a minha educação no Networking? Como valorizar meus aspectos atitudinais para garantir boas conexões no meio corporativo? Continue lendo para descobrir excelentes dicas sobre a educação ao se formar a sua rede de contatos.
Com um nome aparentemente complexo, muitos podem se perguntar o que são aspectos atitudinais, então vamos explicar para facilitar o entendimento por completo. A palavra “atitudinais” se refere às atitudes que alguém tem, o que a pessoa faz ou o partido que ela toma em certas situações, como suas decisões e abordagens, então ao se dizer “aspectos atitudinais”, estamos nos referindo aos aspectos referentes à atitude do indivíduo. Neste caso vamos conversar sobre as atitudes no Networking.
Os aspectos atitudinais no Networking interferem diretamente no seu relacionamento com os contatos e na construção de uma possível rede corporativa. A partir do momento em que você apresenta atitudes equivocadas, é bastante provável que suas tentativas de socializar com outras pessoas seja falha, justamente por conta desses erros comportamentais e abordagens desnecessárias que desencadeiam certa desconfiança e desconforto na conversa.
Por exemplo, a partir do momento em que você aborda um possível colaborador de maneira brusca, sem se apresentar, apenas pedindo um favor, pode gerar um clima tenso na conversa e afastar a pessoa com quem você está falando. Você se sentiria confortável interagindo com alguém que claramente só está em busca de favores? Na maioria das vezes, estes tipos de interação acabam falhando e você não consegue nem o contato, nem o possível favor realizado.
Você já conviveu com alguém que é do Reino Unido, alguém que é britânico, um inglês, por exemplo? Os ingleses são tradicionalmente conhecidos por serem extremamente educados, quase exageradamente educados. Geralmente o inglês é aquele que, ao você pisar no pé dele, ele pede desculpas por colocar o pé debaixo do seu, por exemplo.
E o que isso tem a ver com Networking? Tem tudo a ver. O Networking não funciona, ou seja, é Notworking se você força a barra, exigindo alguma coisa de alguém no seu relacionamento. Nós não temos como exigir nada de ninguém, você pode, quem sabe, pedir. E para pedir, também se deve pedir como os britânicos fazem, com um super jeito.
O que quero dizer com essa história toda? Vamos pensar que você esteja precisando do favor de alguém, você está desempregado, você quer fazer o contato com uma empresa porque precisa vender um produto para ela ou você quer que alguém te apresente para outra pessoa. Como você faz isso? Você pede para um amigo seu “Olha, me apresenta para o ‘Fulano’ lá, eu preciso falar com ele”, é assim? Se falassem assim comigo eu já não consideraria boa a sua abordagem.
Agora, se você chega e me manda um e-mail assim “Oi Caldini, e aí, tá tudo bem? Faz tempo que a gente não se fala, como você está, como que estão as coisas? Então, é o seguinte, eu estou precisando de um favor, vê se você pode me ajudar. Eu estou precisando falar com a pessoa ‘tal’, da empresa ‘tal’, porque eu queria fazer uma proposta de compra de um produto meu. Será que você poderia, se não for incômodo, me apresentar para aquela pessoa? Se você não puder ou não quiser por qualquer motivo, eu entendo e está tudo certo, sou igualmente agradecido a você! Muito obrigado, um abraço!”
Veja, você pediu a mesma coisa, mas de um jeito super educado. Você deixou a pessoa para quem você está pedindo à vontade para dizer “não”. Tem que ser assim, ninguém tem a obrigação de te apresentar para ninguém, o Networking não é como “meter uma faca no pescoço do outro” exigindo algum favor. Favor não se exige. Favor se pede, e se pede com jeito, e se compreende se aquele para quem você pediu não puder ou não quiser fazer aquele favor.
É extremamente importante destacar que o Networking é, antes de tudo:
Ao agir assim, aplicando esses aspectos atitudinais nas suas interações rotineiras, corporativas ou não, você irá perceber como as suas habilidades de Networking irão melhorar e a sua rede de contatos irá aumentar com a abordagem correta das pessoas pela sua parte.
Algo além do que foi dito e que pode te auxiliar na jornada do Networking é saber utilizar diversas plataformas a seu favor.
Por exemplo, as redes sociais podem ajudá-lo a expandir sua rede, lembre-se de sempre usar fotos profissionais nessas páginas, fique de olho no seu currículo e verifique se ele está atualizado. Quando você tem sua empresa, tem materiais de apoio para mostrar o que ela faz e para que serve. Ter uma assinatura em seus e-mails e até mesmo em cartões de visita pode ajudá-lo a desenvolver seus relacionamentos.
Pensando no público e se conectando com as pessoas que irão te ajudar a atingir seus objetivos, eles podem ser seu próximo chefe, cliente ou investidor, por exemplo. Construir essa rede é o primeiro passo para conhecer a pessoa que é capaz de influencie quem tem o que você deseja. Seja ativo nas redes sociais, compartilhe conteúdo relevante, faça comentários produtivos em outras postagens. Outra parte importante deste processo é estar em contato direto com quem você acha que pode ajudá-lo. Em tempos de pandemia, mande uma mensagem, convide você para um café pessoal ou virtual.
Aproveite essas excelentes dicas e procure sempre ser educado nas suas interações, isso atrai as pessoas ao seu ciclo corporativo e, até mesmo, ao seu ciclo pessoal. Confira outros conteúdos aqui do Canal Conecta e aprimore seu Networking, junto aos seus aspectos atitudinais!
_________________________________________________________________________________________________________________________________
» Precisa de direcionamento de carreira, dicas para processo seletivo e empreendedorismo?
Continue a navegar por nossos conteúdos!
ω ASSINE O CANAL CONECTA NO YOUTUBE: https://bit.ly/3gRp8oy
» Nos siga no Instagram: https://instagram.com/canalconecta/
» Confira nosso Facebook: https://www.facebook.com/canalconecta
#networking
Publicado por: