Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
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Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
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Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
As duas palavras são bem parecidas, mas nas organizações são competências distintas.
Já o líder é relacionado com inspiração. Aquela pessoa que lidera, que inspira as outras pessoas.
O líder entende que todos possuem competências que precisam ser gerenciadas e que cada pessoa possui necessidades e comportamentos distintos.
O líder apresenta o seu ponto de vista, suas motivações e se mantém aberto para que as pessoas trabalhem junto com ele.
Portanto o líder sabe influenciar e não de autocracia, como no caso do chefe. Para um bom líder a capacidade de fazer com que as pessoas façam as suas tarefas se faz através da comunicação e trabalho em equipe.
O termo “chefe” é utilizado para definir um profissional que possui autoridade dentro de uma hierarquia.
No modelo tradicional das empresas, o chefe foi essencial para garantir o cumprimento das atividades dos colaboradores e manter a estrutura dos processos.
O chefe, geralmente, é aquela pessoa autoritária que possui maior conhecimento técnico e que determina as atividades dos seus subordinados. A principal preocupação do chefe é alcançar as metas e resultados independente de qualquer coisa.
Confira 37 comparativos que demonstram as principais diferenças entre o que é ser chefe, um conceito cada vez mais ultrapassado e o que é ser líder, um conceito cada vez mais presente, necessário e querido.
Um querido amigo carioca, certa vez, brincando, disse: “Odeio ser líder, amo ser chefe! ”. É que ser chefe é muito mais fácil e confortável. Você manda e pronto. Os problemas da equipe são da equipe, não da chefia, diz Caldini.
Já o líder tem muito mais trabalho ao explicar e convencer todos a estarem juntos na ação. Preocupa-se e se ocupa de apoiar a equipe e cada indivíduo em seu trabalho e também, em certa medida, nos seus problemas pessoais.
No fundo e no fim, Líder e Chefe são apenas palavras, mas que acabaram tomando significados bastante distintos. E hoje, a nova geração (<40 anos) não mais aceita chefes, mas apenas líderes.
As empresas mais arrojadas, as que figuram da lista das Melhores Empresas para Trabalhar do Great Place to Work, todas, seguramente, cuidam de desenvolver líderes, gente que inspire.
Indústrias como a do tabaco, bebidas, armas e outras categorias nocivas à saúde do homem e do ambiente estão, não é de hoje, com dificuldade para atrair e reter talentos. E tem dificuldade também de formar e manter líderes. Seu modo de agir, seus produtos e serviços são incompatíveis com essa liderança ética que cada vez mais se instala.
As novas gerações seguem querendo bons salários e crescimento na carreira, mas não a qualquer preço. Querem também trabalhar em um lugar que gostem, fazendo algo de relevo, que tenha significância no bem e no progresso da humanidade. E, esses lugares, que oferecem as melhores condições, não duvidemos, são celeiros de líderes inspiradores, que sempre atraem os melhores talentos!
Autor: Alexandre Caldini é administrador de empresas formado pela PUC\SP com cursos de educação executiva em Harvard e no M.I.T. nos Estados Unidos; no INSEAD na França e na London Business School e Cambridge University no Reino Unido. Em 30 anos de carreira trabalhou em empresas de consumo e mídia. Presidiu a Editora Abril e o jornal de negócios Valor Econômico. Atualmente é escritor, palestrante, mentor de executivos e dedica-se a conselhos de empresas e ONGs.
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#LíderxChefe
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2 Comentários
o “chefe” coloca em risco o crescimento da empresa pelas suas atitudes, o lider cresce, faz a equipe e a empresa crescer e todos ficam felizes
Aline, isso mesmo. A posição de líder mudou muito ao longos dos anos, hoje em dia o líder é parceiro de sua equipe e todos ganham. Abs