Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
Você sabe qual carreira combina com o seu perfil? Conhece as Profissões do Futuro? O que considerar na hora de escolher a empresa para trabalhar? Veja aqui!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Transformamos vidas e realizamos sonhos. Te ajudamos a entrar no mercado, por meio de vagas e conteúdos qualificados sobre empregabilidade.
Vamos auxiliar você no dia-a-dia a entender a melhor forma de apresentar seu currículo. Quais ferramentas contribuem para a melhor apresentação do seu perfil?
Como buscar uma vaga? Vamos entender como as entrevistas funcionam, dicas e exercícios práticos que podem te ajudar a encontrar aquela oportunidade tão sonhada!
Vamos mergulhar no tema empreendedorismo? Confira aqui as principais dicas de como abrir seu próprio negócio, inovações, tendência do mercado empreendedor.
O que você precisa saber para começar a empreender? Aqui você encontrará toda preparação para entender quais passos precisa seguir para ter seu negócio. Não perde!
Quer conhecer quais são as inovações e tendências do mercado de empreendedorismo? Além de oportunidades para empreender? Acesse os conteúdos e fique por dentro!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Quem tem dúvidas sobre quando colocar a foto no currículo não está sozinho. Mesmo os recrutadores divergem sobre as situações em que a imagem deve fazer parte do processo seletivo. Logo, os candidatos devem avaliar bem a situação para que um possível diferencial não se torne um problema.
Além disso, os contextos podem exigir soluções diferentes. Nas redes sociais profissionais, por exemplo, a foto de perfil é quase obrigatória, e dificilmente veremos uma pessoa sem essa identificação em sua página. Logo, a diferença entre os currículos físicos e digitais também deve ser uma preocupação para aumentar nossas chances.
Pensando nisso, explicamos quando enviar um currículo com foto e quais são os cuidados ao elaborar esse documento. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Então, devo colocar foto no currículo? A resposta para a maioria das ocasiões é não. A foto no currículo nem é obrigatória nem é recomendável. Aliás, dependendo da cultura organizacional da empresa, você pode ser eliminado do processo seletivo.
Em primeiro lugar, o processo seletivo com pedido de foto aumenta o risco de a empresa sofrer um processo judicial ou uma penalidade do Ministério do Trabalho. A Lei nº 9.029/95 proíbe a discriminação no acesso às oportunidades por “sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade, entre outros”.
Por isso, se não há uma justificativa muito clara em razão do cargo, como vagas da área de modelos ou eventos, é delicado para o recrutador conduzir um processo seletivo que solicita a fotografia do candidato. E, se o currículo é enviado com foto, há boas razões para eliminar o participante e minimizar os riscos.
Outro motivo para não enviar a foto no currículo é que o recrutador pode justamente estar em busca de eliminar vieses no processo seletivo. Um viés seria um elemento que torna a avaliação tendenciosa, como preconceitos e julgamento com base em uma única característica, levando o recrutador a erro sobre as competências do candidato.
Você também pode ser prejudicado se a empresa busca eliminar os vieses para promover diversidade e inclusão. Isso porque, em muitos casos, a estratégia adotada é realizar o recrutamento sem a identificação do candidato, e colocar o currículo com foto pode gerar a eliminação do participante.
Além disso, em texto da consultoria Robert Half, aprendemos que o Brasil não segue as práticas de outros países nesse tema. Culturalmente, a foto no currículo não é comum.
Se a vaga não pedir, a tendência é que você não seja prejudicado. Logo, é importante focar em outros aspectos, como faculdade no currículo, qualificações e experiência profissional.
A regra não vale para todas as situações. Entre as exceções, três delas são muito importantes:
Normalmente, a foto no currículo deve ser coerente com o objetivo profissional. Além das vagas de profissionais de eventos e modelos, temos os serviços que fazem o atendimento ao público, como recepcionista, promotor de vendas e atendente de loja. Aqui, se for um critério do processo seletivo, a informação virá na descrição de vagas.
Outra situação é quando realizamos cadastros de currículo nos sites das empresas, portais de vagas e redes sociais profissionais, como LinkedIn, Jusbrasil e Bebee. Nesses casos, os próprios perfis trazem o campo da fotografia, e o candidato deve manter essa informação atualizada.
Por fim, temos a situação em que o candidato obtém informações sobre o processo seletivo. Resumidamente, se você tem dúvidas se a foto no currículo será bem aceita ou não, consulte o setor de atendimento da empresa.
Vale ressaltar que, caso você seja aluno das faculdades ligadas ao Canal Conecta, é possível elaborar o currículo e enviar para os processos seletivos no nosso portal de vagas. Logo, você não terá dúvidas sobre as regras aplicáveis ao documento.
O ponto-chave é que, ao colocar a fotografia, você assume um risco elevado. Embora nem sempre a prática seja malvista, o currículo pode ser eliminado do processo seletivo. Por outro lado, deixar o documento sem a imagem geralmente não gera prejuízos para sua contratação, se a foto não foi solicitada.
Por isso, se você entende que pode ser um diferencial para a vaga em aberto e não há a exigência, tente coletar mais informações. É comum as próprias descrições de vagas trazerem opções de contato com o setor responsável para tirar dúvidas sobre o processo seletivo. E vale a pena esclarecer a questão antes de enviar um currículo com foto.
Normalmente, o modelo de currículo com foto traz um espaço no tamanho 3×4, que deve conter uma imagem cortada na altura do ombro. Se for o caso de enviar a foto, tome cuidado para não transmitir uma imagem pouco profissional.
O ideal é tirar a fotografia em um local bem iluminado e com fundo de uma única cor. Para melhorar a nitidez da imagem, use uma roupa que tenha contraste com o fundo escolhido. Ah! Tanto roupas, maquiagem, acessórios e postura devem ser sóbrios, como se você estivesse em uma reunião de trabalho.
Nos softwares para elaborar o currículo, a imagem costuma ser inserida na parte superior do documento, e essa é a posição mais recomendável, mesmo se você adicionar a foto pelo editor de textos. Já nas redes sociais profissionais e portais de vagas, normalmente a imagem será a foto de perfil.
No currículo físico, use uma impressão colorida de boa qualidade. Você pode deixar o espaço para inserir a foto e imprimir várias imagens nas xérox que contam com esse tipo de serviço, reduzindo custos. A exceção ocorre se a descrição de vagas solicitar um formato específico, como as tradicionais fotos 3×4.
Viu só? A foto no currículo não é indicada para todas as vagas, mas sempre que optamos por utilizá-la, devemos tomar uma série de cuidados. Portanto, lembre-se de pesquisar bastante sobre a empresa e estudar o cargo escolhido, antes de tomar essa decisão.
Aqui no Canal Conecta, temos um conteúdo para que você consiga destacar as suas qualificações e experiências de outras formas. Confira nosso artigo “10 dicas de como preparar um bom currículo” e complemente a sua leitura!
Publicado por:
2 Comentários
O certo é colocar a foto sim, pois se um recrutador por exemplo vê currículos sem foto de 2 candidatos (sem saber que um é branco/mestiço e outro negro) que tem experiência num cargo, ele pode chamar ambos e terá que escolher um dos 2.
Então se o(a) recrutador(a) for preconceituso(a), a pessoa será prejudicada do mesmo jeito indo a toa numa entrevista GASTANDO dinheiro de passagem. Em 2013 contabilizei uma perda total de 79 reais indo em entrevistas
Eu gostei das oportunidades oferecidas. e gostaria muito de iniciar um estágio em alguma empresa..