Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
Você sabe qual carreira combina com o seu perfil? Conhece as Profissões do Futuro? O que considerar na hora de escolher a empresa para trabalhar? Veja aqui!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Transformamos vidas e realizamos sonhos. Te ajudamos a entrar no mercado, por meio de vagas e conteúdos qualificados sobre empregabilidade.
Vamos auxiliar você no dia-a-dia a entender a melhor forma de apresentar seu currículo. Quais ferramentas contribuem para a melhor apresentação do seu perfil?
Como buscar uma vaga? Vamos entender como as entrevistas funcionam, dicas e exercícios práticos que podem te ajudar a encontrar aquela oportunidade tão sonhada!
Vamos mergulhar no tema empreendedorismo? Confira aqui as principais dicas de como abrir seu próprio negócio, inovações, tendência do mercado empreendedor.
O que você precisa saber para começar a empreender? Aqui você encontrará toda preparação para entender quais passos precisa seguir para ter seu negócio. Não perde!
Quer conhecer quais são as inovações e tendências do mercado de empreendedorismo? Além de oportunidades para empreender? Acesse os conteúdos e fique por dentro!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Quando fui convidado pelo time do Canal Conecta para escrever esse artigo, eu pensei, no que eu poderia escrever para inspirar quem está começando na carreira, trazendo um pouco da minha experiência de quase 20 anos no mercado publicitário.
Eu sou Felipe Morais e eu não sinto que ainda cheguei lá, espero ainda cavar meu espaço para ser o sucesso na carreira, que desde o primeiro dia na faculdade, me propus a ser. E tudo começou em 1999, quando eu decidi a carreira que eu ia seguir, na publicidade, faculdade que comecei a cursar em 2000, porém, comecei a trabalhar em 1996, como Office-Boy do escritório de advocacia do meu pai.
Meu pai, é meu grande ídolo, assim como a minha mãe é uma pessoa admirável. Tive sorte de ter eles comigo, aliás, tenho essa sorte até hoje. Eu via meu pai falando de processos que demoravam anos para serem concluídos, via ele lendo páginas e páginas de processos até altas horas, mas eu queria algo mais criativo.
Eu sempre escrevi muito bem. Ganhava concursos de redação na escola, no vestibular eu tinha notas altíssimas nas redações. Na escola meu trabalhos eram elogiados pela minha escrita. É um dom, que a minha mãe sempre incentivou. Como eu sempre fui uma criança criativa, com as histórias, com minhas horas e horas montando naves espaciais de Lego, minha mãe me incentivou a unir o dom da escrita com a criatividade, me incentivou a ser publicitário e me deu um foco a quem me inspirar: Washington Olivetto.
Entrei para o curso de publicidade. Não era o melhor aluno na escola, mas na faculdade, eu virei. E foi algo natural. Minha mãe sempre diz, que quando eu comecei a fazer o que eu gostava, as coisas mudaram. Na escola, eu estudava porque era preciso, na faculdade, por prazer. Isso foi um grande diferencial na minha vida.
O professor pedia para lermos um livro, eu mandava um SMS para o meu pai de dentro da sala e de noite, o livro estava comigo. Lia os livros de noite, fim de semana, levava para a faculdade e os debatia com os professores no pós aula.
Até o 4o ano, eu era redator, seguindo o motivo pelo o qual eu tinha entrado na faculdade. Por onde eu passei, a responsabilidade do texto era sempre minha. Fiz bons trabalhos, mas não era um grande destaque.
Graças a aula de Planejamento de Comunicação, do Professor Paulo Genestreti, me encontrei na profissão. Era o que eu queria fazer. No TCC eu já assumi essa parte e acabou que o TCC foi muito mais um trabalho de estratégia do que de criação, como se espera em uma faculdade de publicidade. Foi trabalho mais elogiado da faculdade, virando referência para outras turmas.
Sempre me dediquei. Li, não apenas todos os livros que os professores indicaram, mas também busquei conhecimento fora. Eu ia na livraria e se tinha algum livro da área, comprava na hora ou lia na própria livraria quando não tinha grana. Esse hábito, eu tenho até hoje, raramente entro na livraria e saio de mãos vazias. Tento ler, pelo menos um livro por mês, mas nem sempre é possível, pois há outras fontes que gosto de ter, como artigos, cursos e palestras (online e presenciais) além de aprender muito com meus amigos, os quais converso diariamente sobre o mercado.
Passada a faculdade, eu busquei uma pós graduação. Tinha aula de sexta-feira das 19h as 23h e aos sábados das 9h as 18h. Em outra cidade, próxima a São Paulo. Mas precisava acordar as 7h, para sair de casa 7h30 e chegar 8h45 na faculdade. Quantos sábados de sol eu não perdi? Uma namorada da época, ia para a praia com os pais, eu saia da faculdade e ia para lá, chegava 20h, perdia o sábado de sol. Mas valeu cada segundo. No fim dessa pós, veio a primeira oportunidade grande, atuar com Nestlé na Publicis Brasil uma das maiores agências do país.
Depois, decidi seguir a carreira de profissional de planejamento estratégico digital. Como em 2005 tinha me formado na pós, não quis parar de estudar. Fiz cursos específico da área de planejamento, digital e e-commerce.
Participei de diversos eventos na área, o que me deu competência para, em 2009, lançar meu primeiro livro Planejamento Estratégico Digital e no mesmo ano ser chamado para dar aula, um sonho desde que havia me formado em 2005 na pós.
Em 2010, lancei um MBA de Marketing digital, o qual comandei por 8 anos, o que me fez parar de fazer cursos e ir aprender com os professores. Vários sábados lá estava eu, na sala de aula, das 9h as 18h, mesmo sendo o coordenador, sentado aprendendo. Na pandemia, eu me dediquei a cursos online. Fiz cursos de universidades de fora do Brasil, até da Disney eu fiz cursos.
Em 2015 abri minha empresa, dedicada a ajudar agências e anunciantes nas estratégias digitais. E tem dado certo, a FM CONSULTORIA, já entregou mais de 100 projetos em 5 anos. Além disso, em 2015 lancei meu 2o livro “Planejamento Estratégico Digital”, o qual, em 2016 foi finalista do Prêmio Jabuti, mesmo ano em que eu fui premiado como Profissional Destaque em Planejamento Digital pela Associação Brasileira de Agência Digitais. Ainda em 2016, meu 2o livro, “Ao Mestre com Carinho. O SPFC da Era Telê” foi lançado.
Em 2017, o livro “Planejamento Estratégico Digital” ganha a 2a versão, a FM CONSULTORIA faz grandes projetos. Em 2018, fui premiado com diversos convites para dar aula em grandes faculdades, além, de premiado como um profissional de destaque de uma grande plataforma mundial de e-commerce.
Em 2020 o livro “Transformação Digital” é lançado no começo do ano e no fim do ano será lançado o “Planejamento de marcas no ambiente digital”. O talento para escrever permanece, pois, atualmente, tenho mais de 700 artigos publicados em diversos sites do segmento.
Não! Hoje sou uma grande referência na área, livros publicados, dou aula em MBA’s e cursos livres em 10 faculdades, escolas e universidades pelo Brasil. Palestro em diversos eventos, sou reconhecido por grandes nomes do mercado, mas não, ainda não cheguei lá.
Porém, se eu parar de me dedicar, ler, estudar, me atualizar, o caminho para chegar lá, será mais difícil. O mercado não é “para amadores” é preciso se dedicar muito, estar sempre antenado e saber debater sobre sua visão e opinião, e sem informação, não se tem opinião.
A minha dica para quem quer chegar lá, é se dedicar muito mais do que seus colegas, se tornar uma referência para eles. Nem sempre dinheiro importa, mas o conhecimento e a história que se conta da sua vida.
Por Felipe Morais.
Sócio-diretor da FM CONSULTORIA. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Saraiva Uni), Transformação Digital (Saraiva Uni) e Planejamento de marcas no ambiente digital (DVS Editora). Professor de MBAs e cursos livres da ESPM, USP, Faap, Belas Artes, Univ Metodista, Trampos Academy e Nova Escola de Marketing.
_________________________________________________________________________________________________________________________________
» Precisa de direcionamento de carreira, dicas para processo seletivo e empreendedorismo?
Continue a navegar por nossos conteúdos!
ω ASSINE O CANAL CONECTA NO YOUTUBE: https://bit.ly/3gRp8oy
» Nos siga no Instagram: https://instagram.com/canalconecta/
» Confira nosso Facebook: https://www.facebook.com/canalconecta
#Chegueilá
Publicado por:
2 Comments
Amei essa historia de vida , pois muitos veem as pessoas como um profissional renomado mas não veem a sua caminhada, os sacrifícios que foram feitos. Muitos dizem que é sorte mas eu sempre penso que sorte na existe, mas sim esforço e fé , parabéns! Eu estou iniciando agora minha caminhada e espero que um dia olhar para traz assim como você e ver que cada esforço e sacrifício valeu a pena.
Raquel, que bacana ler seu comentário. Muitas pessoas dizem que sorte é a combinação de Oportunidade com Competência. Desejamos muito sucesso em sua caminhada e continue por aqui para aproveitar todos os conteúdos que temos. Abraços!