Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
Você sabe qual carreira combina com o seu perfil? Conhece as Profissões do Futuro? O que considerar na hora de escolher a empresa para trabalhar? Veja aqui!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Transformamos vidas e realizamos sonhos. Te ajudamos a entrar no mercado, por meio de vagas e conteúdos qualificados sobre empregabilidade.
Vamos auxiliar você no dia-a-dia a entender a melhor forma de apresentar seu currículo. Quais ferramentas contribuem para a melhor apresentação do seu perfil?
Como buscar uma vaga? Vamos entender como as entrevistas funcionam, dicas e exercícios práticos que podem te ajudar a encontrar aquela oportunidade tão sonhada!
Vamos mergulhar no tema empreendedorismo? Confira aqui as principais dicas de como abrir seu próprio negócio, inovações, tendência do mercado empreendedor.
O que você precisa saber para começar a empreender? Aqui você encontrará toda preparação para entender quais passos precisa seguir para ter seu negócio. Não perde!
Quer conhecer quais são as inovações e tendências do mercado de empreendedorismo? Além de oportunidades para empreender? Acesse os conteúdos e fique por dentro!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Em parceria com Meu Entrevistador, recebemos Gustavo Anzai para explicar como funciona a entrevista de emprego com um Gerente de Projetos. Engenheiro mecânico de formação com uma carreira multidisciplinar desenvolvida pela atuação em gestão de projetos, processos, inteligência de negócios, análise financeira, investimentos, logística e planejamento estratégico explicando duas perguntas sobre projetos em uma entrevista de emprego.
Independente da área em que você esteja atuando, trabalhar com projetos e ter a compreensão do começo, meio e fim e de como você irá gerencia-lo é um fator importante para obter o sucesso. Entender quem serão os participantes, os objetivos e expectativas em torno do projeto.
Outros temas como relacionamento dos integrantes do projeto, conflitos, desmotivação de alguns participantes, compartilhamento de informações por outras áreas, cliente indeciso sobre os requisitos. Essas situações podem acontecer em qualquer projeto tornando o gerenciamento mais complexo.
Após a finalização do projeto em que você esteve como participante ou até mesmo como líder, vale sempre a reflexão de como foi a sua condução. Em um processo seletivo este tipo de pergunta pode rolar e o que será que o Gestor/Entrevistador está tentando buscar em sua experiência.
Você consegue me dizer algum projeto que você considera que foi bem-sucedido e por que?
Ao contar sobre um case de sucesso sobre algum projeto é possível avaliar qual foi o seu papel no grupo, sua responsabilidade e quais são as suas características, com isso avaliamos se a sua cultura “bate” com a cultura da empresa que você está se candidatando, isso é muito importante.
Você consegue me dar um exemplo de projeto mal sucedido e porquê?
Ao contar sobre um projeto mal sucedido, o candidato pode mostrar como ele lida com os conflitos e se ele tem uma característica muito buscada por todas as empresas que é a resiliência.
Esse termo resiliência é um conceito da física que se refere à propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
Pensando de forma comportamental, a psicologia adotou este termo para se referir à capacidade que as pessoas têm de se adaptarem às dificuldades, situações conflituosas, tragédias que podem provocar estresse.
Em um processo seletivo falar sobre o que deu “errado” em algum projeto ou ação específica é de extrema importância, pois neste momento é avaliado como você lida com estas situações que são inerentes ao desenvolvimento humano e que lugar você costuma dar a elas. O que aprendeu sobre situações complexas que você vivenciou?
Ser resiliente envolve pensamentos, atitudes, comportamentos que podem ser aprendidos ao longo da vida, não é necessariamente uma característica determinante. Para desenvolver esta competência é preciso rever alguns conceitos quando algo de “ruim” acontece com você.
Aceitar que a mudança faz parte da vida, que não controlamos absolutamente nada e que as coisas simplesmente acontecem, precisamos criar consciência do que poderíamos ter feito diferente, se o resultado da situação depender unicamente de nós, esse é o momento do aprendizado.
Ter uma atitude positiva e realista, se mantendo flexível e se adaptando a novas realidades. Você consegue!
Você confia o suficiente em você para compartilhar suas derrotas?
Enxergar o fracasso como um passo necessário ao longo do caminho para um sucesso maior faz parte dos profissionais mais bem sucedidos. Entender a derrota como um salto, um processo, uma etapa para se desenvolver fará com que, ao abordar este tema na entrevista, o entrevistador compreenda o significado deste tema para você.
Você é humilde o suficiente para avaliar honestamente seus contratempos?
O ego pode ser um fator limitante na carreira, já que você não será capaz de crescer se não puder admitir suas derrotas. Um estudo publicado no “Journal of Behavioral Decision Making” descobriu que as pessoas gastam 25% mais tempo empenhadas em uma solução depois de se concentrar em sua resposta emocional a uma falha inicial.
O caminho natural após uma falha ou derrota é procurarmos culpados externos ao que ocorreu, apenas com muita reflexão e autoconhecimento conseguimos admitir que fazemos parte do erro ou da derrota. Se você não está 100% bem com este tema, nossa dica é: não fale sobre ele, pois ficará nítido seu incômodo com o tema.
Você cresce com seus fracassos?
Ao fracassar, é normal ter a sensação de ter sido derrubado, mas a resposta é mais importante do que a queda. Ao saber que você passará por contratempos caso aceite o cargo, seu entrevistador quer saber a quantidade de resiliência que existe em você.
E cada vez mais este tipo de questionamento vem fazendo parte da entrevista, pois a todo momento vivemos altos e baixos com nossa produtividade, gestão, equipe, enfim. Como lidar com isso no dia a dia?
Concentre suas respostas no tipo certo de falha
Lembre-se de que você não é a única pessoa que erra. Quanto mais sucesso o seu entrevistador tiver, mais longa será a lista de fracassos que ele superou. Quando perguntado sobre essa questão, abrace-a com um pouco de humor. Eu gosto de dizer algo como: “Quanto tempo nós temos?”. Isso mostra ao seu entrevistador que você considera o fracasso como um caminho para o crescimento pessoal.
Um fracasso que prejudicará suas chances é o que envolve falta de esforço. Essa é uma das poucas variáveis que podemos controlar na vida e pode estar presente em qualquer função. Se você falhou em um projeto porque escolheu não investir tempo, seu entrevistador não tem escolha a não ser imaginar o mesmo esforço seu no futuro.
Todos nós ficamos aquém quando a falta de dedicação é a culpada. Esses não são os pontos que deveriam ser compartilhados em uma entrevista e sim o aprendizado tirado de situações como essa.
Ter a clareza do que determinas experiências profissionais podem representar para nós e como elas podem nos ajudar a melhorar nosso desempenho e nossas competências comportamentais e técnicas, isso sim, vale contar na entrevista de emprego.
———————————————————————————————————————————————————————————————————————
» Precisa de direcionamento de carreira, dicas para processo seletivo e empreendedorismo?
Continue a navegar por nossos conteúdos!
ω ASSINE O CANAL CONECTA NO YOUTUBE: https://bit.ly/3gRp8oy
» Nos siga no Instagram: https://www.instagram.com/canalconecta
» Confira nosso Facebook: https://www.facebook.com/canalconecta
» Confira nosso Linkedin: https://www.linkedin.com/company/canal-conectaoficial/
» Este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iCHM2S-zPCk&feature=youtu.be
#GerentedeProjetos
Publicado por: