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Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
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Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Vamos conhecer um pouco sobre Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Media Brasil, uma das coautoras da 6° edição do livro Histórias de Sucesso. Este vídeo é o último vídeo da série de vídeos com a Melissa Vogel, um projeto em parceria com a Editora Global Partners que é referência no mercado ao compartilhar histórias de sucesso de executivos do mundo corporativo.
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Neste vídeo Melissa conta quais foram as situações marcantes em sua carreira e em sua vida que permitiram mudar seu mindset, ou seja, o que a permitiu mudar seu pensamento para sua evolução e para seu crescimento.
Um conceito utilizado para descrever diferentes mentalidades de um indivíduo e como elas influenciam nas escolhas pessoais e profissionais de cada um.
Em tradução do inglês, a palavra significa “configuração da mente”.
Quando falamos de mindset, nos referimos às características da mente humana que determina os pensamentos, comportamentos e atitudes.
Melissa conta que foram várias etapas e fases em sua carreira, mas tem uma fase que para ela representa bem o momento da sua evolução e de crescimento.
Quando ela tinha mais ou menos 32 anos foi convidada para assumir a liderança da operação da Kantar Ibope no Panamá e de longe esse foi o maior desafio de sua vida.
Para Melissa esse momento lhe apresentou uma grande oportunidade, oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
Melissa saiu do Brasil e foi para um país completamente novo, foi restabelecer novos relacionamentos, não só profissionais, mas também pessoais.
Chegar em um país onde as pessoas têm uma história diferente, uma cultura diferente, e não é só a questão de falar espanhol e de se comunicar não. É uma questão de cultura e valores diferentes, onde ela teve que se adaptar.
Os valores humanos são as características que diferenciam um indivíduo do restante dos outros, principalmente, à dignidade e à moral, tais como: honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância e humildade, ter esses valores como referência no dia a dia é essencial para conviver de maneira positiva.
Os valores funcionam como um guia para a vida e é esse guia que irá orientar você no modo de agir ou pensar.
Portanto Melissa marca essa mudança como o seu grande momento de crescimento, porque toda vez que você está em uma situação onde encontra diversidade, onde encontra pessoas com pensamentos e objetivos diferentes é esse o momento que você tem para de fato crescer e evoluir.
São nessas horas que se consegue ouvir opiniões diferentes, reconhecer pessoas diferentes, desenvolver o que chamamos de empatia, se colocar no lugar do outro e entender o porquê a pessoa pensa daquele jeito, como aquela pessoa pode contribuir com você e com a empresa e a organização inteira.
O conceito de empatia parte do mesmo princípio de outras habilidades de relacionamento humano. Sua prática consiste na capacidade de identificação e compreensão em nível emocional, para com o que o outro sente ou vive.
Portanto, empatia é uma habilidade de internalizar o contexto apresentado ou vivido, pela outra pessoa e capacidade de se colocar “no lugar dela”.
Basicamente, o princípio de que “você não fará com os outros, aquilo que não gostaria que fizessem com você”, isso explica a empatia de forma rápida e clara.
Esse momento foi um grande marco na vida da Melissa, ela cresceu, evoluiu, liderou sua operação, foram líderes do mercado. Claro, que ela estava ali exatamente para fazer isso, mas mais do que isso ela conta que só conseguiu fazer, porque trabalhou junto com a sua equipe, atuaram em co-criação e todos estavam juntos dentro do mesmo objetivo.
Existe uma expressão em inglês que se chama Growthmindset, porque é exatamente a mentalidade de crescimento que é conseguir se abrir para o novo, que é conseguir ouvir as pessoas que estão à sua volta e é conseguir construir sobre as ideias dos outros e junto com as ideias dos outros, então isso para Melissa significou um grande momento importante em sua carreira.
Vivemos em constante mudanças, seja na vida profissional ou pessoal. Por melhor que seja seu planejamento e metas é necessário ter consciência que muita coisa não está sob seu controle.
Existem muitos fatores que influenciam as mudanças em sua vida, entretanto é muito importante ter planos e metas, por mais que as coisas nem sempre saem como você deseja.
Você já deve ter ouvido a palavra “resiliência”, não é mesmo? Em outras palavras, ela quer dizer flexibilidade, saber se adaptar às circunstâncias que se apresentam, sejam boas ou ruins.
Dessa forma, é possível se acostumar mais rápido e ajustar a rota sempre que necessário para os novos acontecimentos.
Ser flexível é uma qualidade reconhecida no mercado de trabalho. O profissional que consegue lidar com as adversidades e mudanças no dia a dia tem mais chances de crescer, como pessoa e como profissional.
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