Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
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Você conhece quais são as Competências do Futuro? Sabemos que todas as grandes potências econômicas mundiais estão falando a mesma coisa sobre o mundo: estamos vivendo a quarta revolução industrial, termo utilizado para definir a Era Digital. Segundo alguns especialistas o conhecimento se renova a cada 12 horas em nosso mundo atual, ou seja, em uma avassaladora renovação bibliográfica, com impactos na política, economia e sociedade.
Para tratar deste tema, o Canal Conecta promoveu uma Live sobre o assunto e convidou a Camila Berteli, Psicóloga, Mestranda pela Universidade de São Paulo na área de Psicologia Organizacional e estudante de temas sobre Futuro, com vasta experiência na área de pessoas, há mais de 10 anos trabalhando neste tema e atualmente é Gerente de Desenvolvimento Humano na Nexa empresa do grupo Votorantim, empresa global de mineração.
A Nexa Resources que é a empresa representada pela Camila é uma empresa de metalurgia global, possuem sedes no Brasil e no Peru, com escritórios em Luxemburgo e também nos EUA, a Nexa é uma empresa que existe desde 1986, no RH a Camila já passou por algumas áreas como: treinamento, desenvolvimento e hoje é responsável pela área de aquisição de talentos que tem tudo a ver também com o tema.
O futuro já chegou, estamos a todo momento tendo que nos reinventar e agora estamos trabalhando nesse “novo normal” que todo mundo apelidou, com muita tecnologia, trabalhando de olho no mercado de trabalho e existem muitas oportunidades para atuar em home office. Camila comenta que na Nexa possuem o foco de fazer qualquer processo seletivo virar uma oportunidade para a pessoa se desenvolver, por lá existem alguns projetos de transformação de cultura, ela também lidera a ação de um projeto de pluralidade, que é programa de diversidade.
Acompanhar o estudo do Fórum Econômico Mundial é de suma importância para tratarmos deste tema. O Fórum Econômico Mundial, divulga todos os anos um relatório chamado “The Future of jobs Report” que traz as tendências do trabalho. Para a elaboração desse documento, executivos, empresários e pesquisadores do mundo inteiro discutem sobre vários temas conectados ao futuro do trabalho e assim cria-se conteúdo de alta qualidade e relevância.
Criaram uma lista de 10 competências previstas até 2022, considerando a fase do mundo de intensa de mudança política, social e econômica esse tema requer a atenção de todos os profissionais de qualquer carreira. Segundo o relatório, 35% das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações, devem mudar em curto espaço de tempo. Portanto, é extremamente importante que os profissionais estejam atentos e dispostos a repensar suas percepções sobre tais competências se de fato, desejarem manter-se no mercado.
Pra começar, precisamos entender o que uma competência – é um conjunto de vários conhecimentos e habilidades que você sabe fazer, que te ajudam e que te deixam pronto para você entregar o resultado. No passado as competências técnicas eram mais valorizadas, mas ao longo do tempo o mercado foi percebendo que essas competências comportamentais ganharam maior complexidade.
O foco passou a ser o olhar menos para a tarefa e mais da sua capacidade de reflexão, então hoje várias competências como criatividade, pensamento crítico, solução de problemas, inovação percebemos que são conteúdos que não se aprende lendo, é mais complexo do que isso. É necessário uma série de exercícios e experiências para poder desenvolver.
Quando olhamos todas as competências elas possuem uma essência em comum, que é a capacidade de você aprender todo tempo, além disso desaprender coisas que já não fazem mais sentido. O mundo é tão dinâmico que se você se manter sempre aprendendo ou com um único conhecimento você não vai dar conta da atualização dinâmica que que está acontecendo agora, então a capacidade essencial e ela ela está presente em todas as competências é aprender a aprender ela é essencial.
Muitas vezes pensamos: estudei, fiz faculdade, fiz pós-graduação já, terminei então está bom, né? O que o mercado tem visto é que esse tema vai além do conhecimento formal, que é super importante e relevante, pois é a base da nossa formação porém é importante estarmos sempre em atualização buscando novas teorias buscando, novas observações sobre determinado assunto.
Existe um top 3, começando pelo pensamento crítico. Como estamos em um mundo muito dinâmico, volátil, complexo, precisamos da capacidade de olhar para um conteúdo ou para um problema e poder fazer observações e análises sobre isso e com tanta fake news e com muita informação precisamos saber analisar, priorizar e eleger o que de fato vai me levar ao resultado para que possamos dar conta de entregar algo relevante.
São utilizadas algumas técnicas de entrevista, através da análise do discurso do candidato, baseado nas experiências que ele já viveu é possível identificar a competência. Também são utilizados dinâmicas, que envolvem mais pessoas, observamos o relacionamento no grupo e a inteligência artificial onde através de algumas perguntas utilizando algoritmos conseguimos analisar a competência.
A capacidade de análise é uma capacidade cognitiva, então quanto mais coisas você analisar mais você desenvolverá essa habilidade, só que só ser inteligente e capaz de analisar não é suficiente, para dizer que você tem a competência de análise crítica além da sua capacidade cognitiva você tem de deixar de lado sua crença pessoal para focar no problema e todas as possibilidades de solução que ele tem, porque quando olhamos para um problema colocamos tudo o que é nosso na solução dele.
Dica: Para desenvolver a competência de pensamento crítico, se abra ao debate, pois nesse momento enriquecemos nossa capacidade de analise. Existem jogos que envolvem análise, o RPG por exemplo é uma opção. Tentar olhar todas as possibilidades que o problema tem e quais são as soluções possíveis, porque analisando o “todo” com certeza você vai conseguir ir por um caminho e também se precisar ajustar no caminho é super válido também.
A segunda competência é a Inteligência Emocional. Pra falar desse tema, temos que falar sobre autoconhecimento, devido a todo cenário vivido no ano de 2020 as emoções ficaram em evidência, analisar e saber gerenciar essa emoção, principalmente em momentos de pressão como o de agora é super relevante. Trata-se de uma competência difícil de desenvolver, é possível perceber muitas vezes pessoas inteligentes tecnicamente mas com grande dificuldade de inteligência emocional, com problemas de interação e relacionamento com colegas.
Para exercitar a Inteligência Emocional é preciso entender a empatia, existe um conceito sobre empatia da Djamila Ribeiro que uma filósofa brasileira, em um livro dela sobre lugar de fala que diz que não precisamos necessariamente estar no lugar do outro e sim aprender sobre esse lugar, investigar quais são as variáveis que podemos ampliar nossa visão, conversar com essa pessoa e principalmente ouvir o lugar dela. Escutar mais o outro, escutar seu interior, escutar seu corpo.
Temos a definição de que criativo é aquela pessoa que imagina muitas coisas, que fica sonhando acordado e não é, imaginação é super importante para a criatividade, ela é elemento-chave. Ser criativo é a concretização das suas ideias, das suas análises, da sua capacidade de interação com as pessoas. Camila comenta sobre uma frase do fundador do Atari, o videogame que diz o seguinte: todo mundo que no banho já teve muitas ideias porque o chuveiro realmente faz com que a gente pense, tem ideia então a pessoa que sai do chuveiro e faz alguma coisa com isso, essa pessoa e a criativa.
Só pensar não é suficiente para a criatividade, é preciso colocar em prática. Outro elemento importante é a paixão, algo que vende de dentro de você então ser criativo no trabalho é você colocar suas ideias em prática e principalmente ter a capacidade de se apaixonar por elas, porque provavelmente uma coisa criativa e inovadora vai enfrentar uma série de desafios.
O que nos ajuda a desenvolver a criatividade é exercitar a buscar novas fontes, por exemplo ir em uma exposição, ler um livro, a leitura inclusive é o que mais faz a nossa capacidade criativa desenvolver devido a imaginação ser algo inerente no momento da leitura, viver experiências diferentes seja bater papo com uma pessoa diferente.
Camila finaliza explicando como uma pergunta no momento da entrevista consegue captar muitas competências, por exemplo ela costuma pedir ao candidato que relate uma situação em que ele participou de um projeto e quais foram os resultados que ele trouxe. Além de comentar sobre o projeto, seu olhar vai além disso, é entender onde o candidato errou, o que ele fez, como se desenvolveu.
Por isso é tão importante se preparar para o processo seletivo, isso passará maior credibilidade ao recrutador e suas respostas serão muito mais assertivas sobre suas experiências.
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