Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
Você sabe qual carreira combina com o seu perfil? Conhece as Profissões do Futuro? O que considerar na hora de escolher a empresa para trabalhar? Veja aqui!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Transformamos vidas e realizamos sonhos. Te ajudamos a entrar no mercado, por meio de vagas e conteúdos qualificados sobre empregabilidade.
Vamos auxiliar você no dia-a-dia a entender a melhor forma de apresentar seu currículo. Quais ferramentas contribuem para a melhor apresentação do seu perfil?
Como buscar uma vaga? Vamos entender como as entrevistas funcionam, dicas e exercícios práticos que podem te ajudar a encontrar aquela oportunidade tão sonhada!
Vamos mergulhar no tema empreendedorismo? Confira aqui as principais dicas de como abrir seu próprio negócio, inovações, tendência do mercado empreendedor.
O que você precisa saber para começar a empreender? Aqui você encontrará toda preparação para entender quais passos precisa seguir para ter seu negócio. Não perde!
Quer conhecer quais são as inovações e tendências do mercado de empreendedorismo? Além de oportunidades para empreender? Acesse os conteúdos e fique por dentro!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Uma das maiores dúvidas sobre estágio é se ele é remunerado. Isso acontece porque a bolsa estágio depende da relação da atividade com o curso, podendo ser obrigatória ou opcional, ambos com regras diferentes sobre pagamento.
Por isso mesmo, é importante conhecer as regras e quais são os casos em que você deve exigir o pagamento. Afinal, são muitas as oportunidades com a bolsa auxílio, mas é preciso saber como funciona para procurar no lugar certo.
Logo abaixo, explicamos como funciona a bolsa estágio e tiramos as principais dúvidas sobre o tema. Continue a leitura!
A bolsa estágio é o auxílio financeiro pago em troca dos serviços prestados na condição de estagiário. Na prática, ela funciona como a remuneração desse profissional, sendo obrigatória nos estágios facultativos, que são realizados como atividades complementares ao curso superior.
Como tudo sobre estágio, precisamos consultar a Lei n.º 11.788/2008 (lei do estágio) para conhecermos as regras aplicáveis. Confira o que ela diz:
Art. 12. O estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, sendo compulsória a sua concessão, bem como a do auxílio-transporte, na hipótese de estágio não obrigatório.
O estágio obrigatório é definido no projeto do curso, e sua realização é uma condição para receber o diploma. Nesse caso, as próprias instituições de ensino se encarregam de disponibilizar as oportunidades para os alunos — em suas instalações ou mediante parcerias.
Normalmente, o obrigatório vai demandar poucas horas de trabalho na semana, embora existam exceções. Por exemplo, no curso de Direito, é bastante comum que o comparecimento ao chamado núcleo de prática jurídica ocorra uma vez por semana, fora do período de aulas.
Por sua vez, o estágio não obrigatório ou facultativo é um complemento. Nele, o aluno se candidata ou recebe um convite para trabalhar em uma organização pública ou privada, indo além das horas de prática necessárias para se formar. No exemplo do aluno de Direito, seria uma pessoa que é contratada para um escritório particular, órgão público, cartório de notas etc.
A regra é clara. No estágio obrigatório, a remuneração é opcional, e, no facultativo, é um dever do contratante. Não por acaso, é mais comum que esse último exija o trabalho, ao menos, em meio expediente, respeitando o limite de jornada de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, previsto na Lei do Estágio.
A bolsa estágio é um benefício financeiro que você pode receber caso conquiste uma oportunidade em empresa, escritório, órgãos públicos e outras organizações. Esse auxílio compensa as horas de trabalho e ajuda com as despesas da faculdade: mensalidade, materiais, alimentação, transporte etc.
Para legislação, o motivo para obrigar a concessão em alguns casos é equilibrar a relação entre contratante e contratado. Como o estágio entrega serviços para uma organização, a contraprestação devolve parte do valor econômico, evitando um enriquecimento indevido.
A bolsa estágio pode ser complementada com outras vantagens. Além do vale-transporte, a lei do estágio autoriza diversos benefícios:
Mesmo nesses exemplos, o estágio não é considerado um vínculo de emprego, mas um ato educacional no ambiente de trabalho.
Como o estágio não é um emprego, a remuneração do estagiário não é considerada um salário, inclusive, não precisa observar o salário mínimo. Isso porque, os objetivos principais são adquirir competências, fazer networking e vivenciar experiências profissionais, e a remuneração é apenas uma forma de compensar os serviços e ajudar o estagiário com despesas.
No entanto, a remuneração costuma ser interessante, principalmente pela menor carga horária dos estagiários. Em suas estatísticas de 2020, a Associação Brasileira de Estágio (Abes) registra o valor da bolsa estágio R$ 1.138,28, em média, para os estudantes de nível superior. Logo, como o trabalho, geralmente, é realizado em meio expediente, o valor por hora é próximo do dobro do salário mínimo.
Uma boa estratégia antes de buscar uma oportunidade é construir uma reserva financeira, podendo compensar a diferença salarial do emprego efetivo, enquanto durar o estágio. Além disso, não há barreiras legais para atuar como estagiário e manter o emprego, se houver compatibilidade de horários.
O planejamento financeiro e seguir todos os passos para direcionar seu orçamento são muito importantes. Além disso, a bolsa estágio pode ser otimizada se você conquistar oportunidades em empesas, escritórios e órgãos públicos relevantes.
Como bônus, reunimos dicas práticas para encontrar a oportunidade ideal.
Você pode levantar as oportunidades de estágio de diferentes maneiras. Aqui no Canal Conecta, por exemplo, conseguimos usar o mecanismo de busca e visualizar as oportunidades cadastradas na sua região, bem como enviar o currículo para o processo seletivo.
Faça também a pesquisa de campo. Ir até organizações locais e consultar os sites das empresas são uma boa saída, pensando em capturar as oportunidades offline. E fique ligado porque existe concurso público para estágio, especialmente na área jurídica, como Ministério Público e procuradorias de estado.
Montar um bom currículo profissional e personalizá-lo para diferentes processos seletivos é outro cuidado relevante. Cada segmento de mercado tem as suas particularidades sobre quais são as competências desejadas pelos empregadores. Por exemplo, o que se espera de um engenheiro difere do necessário para ser advogado, não é mesmo?
No Canal Conecta, você encontra uma ferramenta online para gerar a sua apresentação profissional, ajustando o conteúdo do currículo às disciplinas da sua graduação.
Como os candidatos geralmente não têm experiência, destacar-se na entrevista de emprego fará toda a diferença para conquistar as melhores oportunidades. Por isso, conheça as perguntas e repostas para entrevista de emprego mais comuns e treine, principalmente, a comunicação para ir bem nessa etapa.
Outra dica é gravar a entrevistas simuladas. Alguns processos seletivos realizam essa etapa online, por meio de videoconferência. Logo, estar familiarizado com o vídeo deixará uma boa impressão, especialmente se os demais candidatos tiverem dificuldades para se comunicarem.
Uma última dica é pesquisar sobre os possíveis contratantes antes de enviar o currículo e participar das entrevistas. Cada vez mais as empresas buscam pessoas identificadas com os seus valores e normas. Portanto, conhecer as empresas e saber se adaptar aos diferentes contextos aumenta as suas chances.
Com essas dicas, você reúne boas práticas para ser mais competitivo pelas melhores oportunidades. Não se esqueça que, além da bolsa estágio, é importante avaliar as oportunidades de aprendizado e crescimento. Afinal, o estágio é uma contratação temporária e seu foco é preparar você para as oportunidades efetivas que virão com o diploma de nível superior.
Quer aprender mais sobre o mercado de trabalho? Confira 5 dicas para ser um profissional competitivo!
Publicado por:
9 Comentários
Boa tarde! E muito bom esse auxilio de estagio, ajuda muitos alunos que precisa trabalhar para poder pagar a faculdade ,sem falar da grande oportunidade que oferece ao aluno conhecer em pratica a sua futura profissão ,fazendo parte da equipe e colocando em pratica sua atividade. E muito importante essa oportunidade para aluno.
Juliana, com certeza e cada mais a lei de estágio vem evoluindo para garantir mais e mais benefícios aos estagiários.
Em relação a estes concursos e igual a pessoas concursadas ou não têm nada a ver .
É a relação do estágio como faço pra conseguir estes benefícios assim q entro no estágio já ganhei eles.
Em relação a estes concursos e igual a pessoas concursadas ou não têm nada a ver .
É a relação do estágio como faço pra conseguir estes benefícios assim q entro no estágio já ganhei eles.
Boa tarde!!! Em relação a estes concursos e igual a pessoas concursadas ou não têm nada a ver .
É a relação do estágio como faço pra conseguir estes benefícios assim q entro no estágio já ganhei eles.
Boa tarde!!! Em relação a estes concursos e igual a pessoas concursadas ou não têm nada a ver .
É a relação do estágio como faço pra conseguir estes benefícios assim q entro no estágio já ganhei eles.
É um conteúdo bem interessante gostei dos termos.
Boa tarde!!! Este concurso tem em todas as áreas que queríamos entrar.
Boa tarde!!! Este concurso tem em no RH que queríamos entrar.
Boa tarde !!! Gostei