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(CAPA)
Muitas empresas buscam sempre se renovar, focar no futuro e no que existe de novo por aí, imaginando que as tecnologias são o que farão a diferença, sem lembrar que a cultura organizacional também faz parte dessa renovação corporativa. As mudanças começam por dentro, por meio das pessoas, e a inovação no ambiente de trabalho não seria diferente.
Para saber mais sobre a inovação no ambiente de trabalho e a relação com as culturas organizacionais, continue lendo e aproveite!
É praticamente unânime a constatação que, para se tornar realmente inovadora, a empresa precisa antes trabalhar sua cultura organizacional, desenvolvendo um novo mindset em seus colaboradores.
Inovação pressupõe a livre proposição de ideias, sem medo de críticas destrutivas e julgamentos por parte dos colegas ou represália do chefe. Para isso, é fundamental construir um ambiente baseado na segurança psicológica, fortalecida por uma cultura de confiança.
Empresas que ainda praticam o modelo de comando e controle, em que os colaboradores só podem se expressar sob autorização prévia do gestor e de forma congruente com suas ideias, jamais promoverão a inovação.
(IMAGEM 1 ALINHADA À DIREITA)Ainda mais, as empresas que influenciam a inovação no ambiente de trabalho geralmente são melhor recebidas pelo público, seja com a percepção e abordagem diferenciadas em campanhas publicitárias, seja em atendimentos personalizados ao público, tudo isso chega ao seu cliente de maneira a formar sua opinião sobre a marca.
Mantenha em mente, então, que cada detalhe pode ser importante e definitivo para a imagem que uma marca semeia entre seus colaboradores, concorrentes, clientes e, inclusive, dentro do próprio mercado de trabalho.
Para te ajudar a compreender melhor como seria possível incentivar a inovação no ambiente de trabalho, trouxemos uma lista com alguns aspectos importantes no dia a dia profissional de uma empresa. Confira:
Essas são algumas sugestões que podem ser utilizadas e levadas em conta para que ocorra a inovação no ambiente de trabalho, com a análise da sua cultura organizacional. Assim você poderá ver o que melhor se encaixa em sua empresa e aplicar as dicas de acordo com os aspectos característicos da marca.
Sabemos a importância dos colaboradores para o sucesso de uma empresa, mas não adianta ter os melhores profissionais se a empresa não souber gerenciá-los e envolvê-los. Muitos funcionários acabam frustrados por não terem o reconhecimento que esperam por seus trabalhos e projetos realizados.
(IMAGEM 2 ALINHADA À ESQUERDA)É de conhecimento geral que nada é mais frustrante para um funcionário do que trabalhar em uma empresa que prega uma cultura organizacional moderna, mas no dia a dia é tão burocrática quanto uma empresa conservadora.
É o caso de empresas que, apesar do conceito de cultura moderna, não conseguem concretizar o que foi feito devido à divergência entre o planejado e o que se coloca em ação, na prática.
A cultura organizacional é responsável por aproximar os hábitos, comportamentos, diretrizes internas e externas da empresa, entre outros. Por esses e outros motivos, uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer com a empresa, o que traz maior prosperidade e acaba influenciando a inovação no ambiente de trabalho.
Quando falamos em empresas privadas ou públicas, a grande diferença costuma ser o recurso a ser encontrado no investimento na construção da cultura corporativa, que às vezes pode ser diferente quando estamos em uma empresa de capital aberto que tem menos recursos disponíveis para essa atividade ou desenvolvimento.
Erros fazem parte do processo de inovação e geram aprendizagem para o impulsionamento de ideias realmente impactantes. Aqui não falo de erros por falta de atenção ou cuidado, mas dos erros naturais provenientes da coragem de explorar algo novo, desconhecido.
Neste sentido, maturidade é um atributo fundamental dos times inovadores, pois é necessário assumir a responsabilidade não só pelos seus erros, mas pelo compartilhamento das lições aprendidas e pela proposição de novos caminhos que levarão ao sucesso.
(IMAGEM 3 ALINHADA À DIREITA)Diversidade é outro atributo crítico para formar uma cultura inovadora. Pensamentos, histórias e formações similares tendem a nos levar para o mesmo lugar comum.
É necessário explorar ideias sobre visões diferentes, que se complementam e formam algo maior. Mas só é possível reunir essas diferentes visões em um ambiente com diversidade, seja ela social, de gênero, raça, base escolar, área de formação ou tantas outras possibilidades.
Atrair e engajar talentos tão diversos pode parecer muito complexo, mas se a empresa tem uma cultura forte, clara e coerente entre discurso e prática, esses processos se tornam muito mais simples. Mantenha em mente que definir e vivenciar um propósito inspirador é um excelente começo, pode significar um enorme avanço nas práticas corporativas.
Uma vez que o profissional sente que a empresa quer fazer algo maior, gerando impacto na sociedade, ele consegue identificar se há conexão com seus valores pessoais e reconhece ali uma grande oportunidade de iniciar a formação do seu legado, estimulando-o a entregar sempre o máximo de seu potencial para conquistar resultados e construir algo grandioso.
Com todos os conceitos que foram citados acima, convido você a refletir: a cultura de sua empresa inspira ou bloqueia a inovação?
Agora que você já conhece mais sobre a inovação no ambiente de trabalho, sobre a cultura organizacional e tudo que pode ser influenciado com esses conceitos, procure aplicar essas dicas e reconhecer as informações que passamos para observar o enorme sucesso e crescimento positivo de resultados!