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Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
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Neste vídeo Eryka Paulino, conta pra gente um pouco de sua trajetória profissional. Formada em Comunicação Social pela USP, pós-graduada em comunicação empresarial.
Eryka diz que foi migrando aos poucos para a área de RH, onde atualmente atua em comunicação, cultura organizacional, desenvolvimento e gestão de recursos humanos ao todo já são 18 anos dentro da área, para se especializar mais, fez uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos, logo após um MBA com extensão internacional em Barcelona.
O curso de tecnologia em recursos humanos ofertado na Anhanguera tem duração de 4 semestres, e tem a missão de formar profissionais de recursos humanos que estejam aptos a atuar em diferentes contextos corporativos.
É dividido em dois ciclos de aprendizagem:
Dentre as principais áreas de conhecimento, se destacam: Captação de pessoas e gestão de departamento pessoal, cargos, salários e carreiras; Gestão, consultoria e staff; Treinamento, desenvolvimento e retenção de pessoas.
Já tomou a sua decisão e quer cursar Gestão de Recursos Humanos? Não perca tempo, e se inscreva no vestibular.
No meio do caminho vou sempre buscando coisas novas, novos conhecimentos, optei em fazer uma formação em Coaching, e também uma formação como consultora e facilitadora. Atualmente faço um mestrado em administração de empresas, diz Eryka.
Durante esses 18 anos, Eryka conta que passou por diversas áreas, sendo Indústria, TI e saúde. Onde nos últimos 13 anos de sua carreira esteve na área da saúde, trabalhando sempre com comunicação, cultura, desenvolvimento e gestão de recursos humanos.
Um dos temas mais importantes de todas as organizações e um ativo riquíssimo das empresas é a cultura organizacional, então toda empresa precisa dedicar tempo para construir uma boa cultura organizacional baseada e pautada em valores e propósitos reais concretos que façam e tenham relação com o dia a dia da empresa, com a sua estratégia e também dos profissionais.
A cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças e ações que definem a forma como uma organização conduz seu negócio.
Para Chiavenato, a cultura organizacional é capaz de estimular a satisfação, a motivação e o desempenho dos colaboradores.
O autor destaca em seus livros que para uma empresa ter sucesso é preciso investir em seu público interno, pois esse é o principal responsável pelo crescimento da organização.
Para que isso aconteça é necessário que todos compreendam a missão, visão, valores, objetivos, crenças e desafios da organização. Apenas com uma visão ampla do cenário é possível contribuir para o crescimento.
Desenvolver de forma consciente a cultura de uma empresa não é uma tarefa fácil, porque a mesma tem que ser compatível com as expectativas criadas e que são geradas ao decorrer do crescimento da empresa.
Os maiores desafios enfrentados é criar valores, visões e crenças que sejam de fato compatíveis com os funcionários. Afinal são essas definições que estabelecerão o perfil dos funcionários atuais e os novos funcionários da empresa.
Então a principal dica da Eryka para você que está buscando emprego, conheça mais sobre a empresa, conheça um pouco da cultura organizacional, veja se você se adapta ou não, e não tem problema nenhum em não se adaptar.
Tem empresas que você vai sentir mais adesão e se sentir mais aderente aos valores e propósitos. Já em outras empresas você pode perceber que não consegue ser tão aderente assim, ou que aquela cultura não faz sentido para você.
Sabemos a importância dos funcionários para o sucesso do negócio! Mas, não adianta ter os melhores profissionais se a empresa não souber gerenciá-los e engajá-los.
Nada é mais frustrante para um funcionário que trabalhar em uma empresa que prega uma cultura organizacional moderna, mas no dia a dia é tão burocrática quanto uma empresa conservadora.
Esse é o caso de empresas que apesar de ter o conceito de cultura moderna, acabam não conseguindo implantá-la devido a divergência entre o planejado e o realizado.
A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores e políticas internas e externas de uma empresa.
Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com os negócios
Investir na cultura organizacional é importantíssimo para o dia a dia porque cultura organizacional se constrói, também, no dia a dia, diz Eryka.
Quando falamos de empresas privadas ou públicas a grande diferença a maioria das vezes é o recurso para investir na construção da cultura organizacional, o que pode diferir às vezes quando estamos em uma empresa pública é ter menos recursos disponíveis para aquela atividade ou desenvolvimento.
Eryka diz que tanto para empresa e tanto para o profissional, a cultura organizacional é de extrema importância, inclusive para o candidato que está buscando uma oportunidade, é muito importante conhecer a empresa, o que a empresa prega, quais são os propósitos, valores e estratégias.
Percebemos que a cultura organizacional é de extrema relevância e importância, sendo considerada essencial para o desenvolvimento das organizações e colaboradores.
Confira outros conteúdos disponíveis aqui no Canal Conecta com diversas dicas e informações do universo corporativo, tanto para o seu desenvolvimento quanto para o do seu negócio. Aproveite!
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#Culturaorganizacional
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2 Comentários
Muito bom quando se encontra mesmo que sem querer
conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei muito do
que lí aqui… Valeu!
Ótimo conteúdo! Estou acompanhando seus posts são
ótimos meus parabéns.