Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
Você sabe qual carreira combina com o seu perfil? Conhece as Profissões do Futuro? O que considerar na hora de escolher a empresa para trabalhar? Veja aqui!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Transformamos vidas e realizamos sonhos. Te ajudamos a entrar no mercado, por meio de vagas e conteúdos qualificados sobre empregabilidade.
Vamos auxiliar você no dia-a-dia a entender a melhor forma de apresentar seu currículo. Quais ferramentas contribuem para a melhor apresentação do seu perfil?
Como buscar uma vaga? Vamos entender como as entrevistas funcionam, dicas e exercícios práticos que podem te ajudar a encontrar aquela oportunidade tão sonhada!
Vamos mergulhar no tema empreendedorismo? Confira aqui as principais dicas de como abrir seu próprio negócio, inovações, tendência do mercado empreendedor.
O que você precisa saber para começar a empreender? Aqui você encontrará toda preparação para entender quais passos precisa seguir para ter seu negócio. Não perde!
Quer conhecer quais são as inovações e tendências do mercado de empreendedorismo? Além de oportunidades para empreender? Acesse os conteúdos e fique por dentro!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Não sei o quanto você conhece de futebol, mas permita-nos contar uma história para você!
Na Copa do Mundo de 70, o Brasil tinha muitos craques para formar a seleção que ia disputar o torneio no México. Apenas Pelé, o maior jogador de todos os tempos, era titular absoluto, os outros deveriam disputar posição naquela seleção.
Um deles, era Gérson, cujo apelido era “papagaio” de tanto que ele falava em campo. Até hoje, Gérson tem esse apelido. Gérson era um dos grandes craques daquela época, aliás, até hoje, está na lista dos 50 maiores jogadores da história do futebol brasileiro, sem a menor dúvida.
Gerson disputava a vaga com Ademir da Guia, um outro meia, que era titular do Palmeiras. Tecnicamente, qualquer técnico no mundo escolheria Ademir ao invés de Gérson. Sabendo disso, o “canhotinha de ouro”, outro carinhoso apelido que ele tinha, entendeu que para se destacar, ou ele liderava o time, ou nem banco seria.
Gérson então começou a se sobressair onde poderia, no comando, no grito, na liderança.
Ademir, um gênio, mas calado, tímido não exercia o mesmo papel, e em uma Copa do Mundo nem sempre talento resolve, está aí Leonel Messi, 5 vezes eleito o melhor jogador do mundo, que nunca trouxe uma taça de Copa do Mundo para a sua Argentina. E foi no grito que Gérson embarcou para o México. Ademir, viu o torneio na sua casa em São Paulo.
Apenas para fazer uma introdução do assunto desse artigo, que deverá mostrar para você a importância de uma boa comunicação interpessoal.
Pense que quanto melhor você souber se expressar, melhores serão as suas chances. Por exemplo, vender uma ideia para seu chefe, vai muito além da ideia em si. Quanto mais paixão se tem pela ideia, melhor ela será compreendida para quem precisa comprar ou aprovar a ideia.
Já ouviu alguém falando “aquela pessoa tinha tanta paixão pela ideia que não tinha como não comprá-la”. Isso é um dos apelos que mostram a importância das pessoas em saber se comunicar.
Você não vai criar conexão com quem precisa atravessar o que a pessoa quer falar. Se uma pessoa está contando uma história importante para o projeto e você interromper com frequência tentando adivinhar ou mostrando saber o final isso não vai ajudar em nada, pelo contrário, vai irritar aquele que está tentando lhe dizer algo, além disso, você vai compreender errado, vai interpretar errado e trará a solução errada. Todos perdem tempo.
Saber falar não é sair falando um monte de palavras com a velocidade de um narrador de futebol de rádio. Existem técnicas e até cursos para você aprender a falar bem, de forma pausada, com coerência e que faça sentido.
Contar histórias é uma forma de treinar essa construção, de mostrar seu ponto de vista sobre algo. É preciso saber falar pausadamente, mas não de forma que as pessoas que o ouvem sintam sono.
É preciso falar de forma coerente, mostrando a sua ideia com clareza. O que as pessoas não entendem, elas simplesmente perdem a atenção. Fale sozinho, ou sozinha, não tem problema, desde que ninguém esteja perto. Conte as coisas para você, antes de contar aos outros. Isso ajuda.
A mensagem não é o que você fala, mas o que o outro entende. O professor de planejamento, branding e comportamento de consumo, Felipe Morais, sempre diz em sala de aula “quem nunca brigou pelo WhatsApp porque respondeu uma coisa e a outra pessoa entendeu aquilo como uma ofensa? A pessoa pergunta se você quer ir ao cinema ver o filme A ou B, você diz que tanto faz, porque realmente quer ir em qualquer um deles, mas a pessoa que lhe perguntou entende aquilo como uma ofensa e o cinema acaba virando uma discussão”.
Falhar na comunicação é perceber o que pode ser mais claro e objetivo. Na próxima, a pessoa responderá mais claramente se ela quer assistir a um dos filmes, entre o filme A ou B.
Há tempos psicólogos estudam linguagem corporal. Há livros sobre isso, a Fox chegou a fazer uma série chamada Lie to Me, baseada na vida do Dr. Cal Lightman, que ajudou a polícia a desvendar crimes detectando mentiras apenas observando a linguagem corporal e as micro expressões faciais das pessoas. Parece uma ficção, mas na verdade, o Dr. Lightman é baseado em Paul Ekman, notável psicólogo e expert em linguagem corporal e expressões faciais, que teve um de seus livros como base da Pixar para criar o desenho Divertidamente, um grande sucesso mundial.
Todos os seres humanos falam com a boca e o corpo. Por exemplo, a postura errada pode revelar insegurança, medo, desconfiança e muito mais, por outro lado, a postura correta passa a impressão de força, poder e autoconfiança. Já pensou, em uma entrevista, a sua postura dizer mais sobre seu currículo?
Não ache que os gestores de RH não têm o olhar super treinado para avaliar sua postura na entrevista, porque eles têm!
Sempre depois de uma apresentação converse com as pessoas. Saiba em que melhorar, o que ficou confuso, o que pode ser aprimorado. Não tenha medo, as críticas fazem a gente crescer muito mais do que os elogios.
Aprender a lidar com críticas e, principalmente, recebê-las de modo a colocar esse conhecimento em prática e melhorar suas falhas, é sempre uma boa pedida. Por isso, peça sempre a opinião de pessoas de sua rede de contatos sobre a qualidade de sua comunicação e passe a aprender com seus erros e acertos.
Fundamental para se conectar com as pessoas que precisam te ouvir é você se colocar no lugar delas. Por exemplo, você está apresentando uma nova metodologia de trabalho na sua empresa. Será que as pessoas estão com aquele problema que você quer resolver ou é algo apenas seu?
Ouça mais, é o grande segredo da comunicação.
Nem mesmo os maiores palestrantes do mundo nasceram sabendo. Steve Jobs, era um orador com rara habilidade, mas era um dos que mais treinava sua oratória. Quando ele falava, as pessoas se calaram, porque ele as cativava, e isso não é porque ele falava da Apple, afinal, a Apple é o que é, por causa dele.
Por Felipe Morais, Sócio-diretor da FM CONSULTORIA. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Saraiva Uni), Transformação Digital (Saraiva Uni) e Planejamento de marcas no ambiente digital (DVS Editora). Professor de MBAs e cursos livres da ESPM, USP, Faap, Belas Artes, Univ Metodista, Trampos Academy e Nova Escola de Marketing.
——————————————————————————————————————————————————————————————————————–
» Precisa de direcionamento para se destacar no mercado de trabalho?
Quer dicas especiais para mostrar o seu melhor para as empresas contratantes?
Continue a ler os artigos do Canal Conecta!
ω ASSINE O CANAL CONECTA NO YOUTUBE: https://bit.ly/3gRp8oy
» Nos siga no Instagram: https://www.instagram.com/canalconecta/
» Confira nosso Facebook: https://www.facebook.com/canalconecta
» Confira nosso LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/canal-conectaoficial/
#DicasdeComunicação
Publicado por:
1 Comentário
Muito bom!