Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
Você sabe qual carreira combina com o seu perfil? Conhece as Profissões do Futuro? O que considerar na hora de escolher a empresa para trabalhar? Veja aqui!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Transformamos vidas e realizamos sonhos. Te ajudamos a entrar no mercado, por meio de vagas e conteúdos qualificados sobre empregabilidade.
Vamos auxiliar você no dia-a-dia a entender a melhor forma de apresentar seu currículo. Quais ferramentas contribuem para a melhor apresentação do seu perfil?
Como buscar uma vaga? Vamos entender como as entrevistas funcionam, dicas e exercícios práticos que podem te ajudar a encontrar aquela oportunidade tão sonhada!
Vamos mergulhar no tema empreendedorismo? Confira aqui as principais dicas de como abrir seu próprio negócio, inovações, tendência do mercado empreendedor.
O que você precisa saber para começar a empreender? Aqui você encontrará toda preparação para entender quais passos precisa seguir para ter seu negócio. Não perde!
Quer conhecer quais são as inovações e tendências do mercado de empreendedorismo? Além de oportunidades para empreender? Acesse os conteúdos e fique por dentro!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Por Felipe Morais – Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Co-founder da FM CONSULTORIA EM PLANEJAMENTO
As empresas entenderam que é preciso investir nessa área, ou estão tentadas a fracassar no varejo como um todo. A pandemia só mostrou o quanto marcas com maturidade digital podem se sobressair versus marcas que deixam o digital para ser apenas mais um canal de mídia. Se preparar para os desafios do digital são essenciais para quem quer se destacar nesse mercado. Campo tem, conhecimento é o que falta. Por isso, se quiser se destacar é preciso se dedicar.
E o primeiro passo para isso, é ter um bom currículo, que faça com que os recrutadores entendam que você é a pessoa certa para fazer a empresa crescer nesse universo, um universo que cresce a cada dia e só se destaca, quem busca conhecimento.
Na faculdade você aprendeu que o que faz as pessoas sentirem desejo por uma marca é anuncio que esse marca cria e veicula na mídia. Pense no seu currículo da mesma forma, entretanto, ele é um anuncio muito qualificado, pois ele vai para uma mídia única e para um publico altamente interessado: o e-mail do RH da empresa.
Quando o profissional de RH posta uma vaga, seja o canal que ele usa, ele está preparado para receber uma enxurrada de e-mails com diversos currículos anexados nesse e-mail. Saia na frente, criando o seu anúncio nesse e-mail e aqui vão algumas dicas.
Escreva um breve resumo, de um parágrafo, sobre quem você é e o que pode fazer pela empresa.
Estude a empresa. Escreva um segundo parágrafo, sobre o que você entendeu da empresa e como suas habilidades e conhecimentos poderão fazer a diferença
O terceiro parágrafo é o agradecimento antecipado pela leitura do seu CV e se coloque a disposição para uma conversa sem compromisso com o(a) recrutador.
Esses parágrafos devem ter de 3 a 4 linhas.
Poder de síntese faz muita diferença.
Poucos candidatos estudam a empresa antes de mandar o currículo e isso pode ser um diferencial para, ao menos, chamar a atenção do profissional de RH. Suas habilidades podem estar abaixo do que ele(a) espera, mas ao menos você chamou a atenção para o seu currículo.
Tenha um currículo que conte o que você fez ao longo da sua carreira, mas currículo não é um livro da sua história de vida, ele precisa contar, de forma resumida, os seus feitos até aquele momento. Seja curto, direto e bem claro. Evite palavras em inglês ou que fogem da linguagem usada no dia a dia. Evite parecer inteligente ou intelectual com as palavras, foque nos seus feitos que isso é o que importa.
Baixe agora mesmo o Modelo de Currículo e monte o seu!
A pior coisa que existe em um currículo é o candidato dizer maravilhas sobre ele, mas na prática isso ser uma grande mentira. Não diga que fez cursos que não fez, que estudou em faculdade que não estudou ou que estagiou em lugares que não o fez.
O mercado é pequeno, as pessoas se conhecem, as pessoas pesquisam, e mentiras são facilmente descobertas, assim como, se você diz ter uma habilidade, essa será testada na sua primeira semana de trabalho, logo, se não tiver a habilidade, você poderá ter dias de emprego e não uma história de sucesso em uma agência ou empresa.
No mercado de marketing e comunicação há diversas áreas de atuação. Querer ser tudo é um erro. O foco é o segredo. A começar separado se você quer empresa ou agência. Quem atua com marketing, pode optar, mas o foco é em um outro outro. Comunicação está dentro do guarda-chuva do marketing, mas a sua execução, seu dia a dia, é diferente.
Pesquise bem as áreas de atuação. O mix dentro da agência é maior. Na empresa, é marketing ou comunicação interna, porém, na agência você pode ser atendimento, planejamento, criação, Redes Sociais, mídia, novos negócios, Business inteligence, tecnologia, arquiteto de informação, usabilidade, conteúdo, rádio e tv. A internet fez surgir novas profissões dentro da agência. Foque no que você é bom!
A grande maioria das pessoas entra na faculdade de publicidade querendo ser criativo. Então vou dar o exemplo dessa área. Praticamente todas as áreas, você terá que dominar softwares. O Photoshop, para o criativo, é como gasolina para o carro. Quanto mais softwares você conhecer, mais você vai ter chances nesse mercado.
Na criação, você deverá fazer anúncios, post em Redes Sociais, layout de site, template de apresentações, peças de e-mail marketing e por ai vai. O campo é muito amplo, e é preciso que você mostre isso, mas não é apenas no currículo que os recrutadores vão ver isso.
E não apenas para o criativo. Se você não tem tempo para organizar todos os seus feitos em um sistema online, você está gastando o seu tempo no lugar errado. Tire uma tarde de sábado, aproveite aquele fim de semana com chuva para isso. Organize. O WordPress permite criar, por exemplo, um blog para você contar sua história.
O Linkedin permite que sejam anexados apresentações em Power Point ou PDF, via SlideShare, que também é um canal independente que pode ser usado. Isso sem contar o Pinerest, Instagram, Facebook, YouTube… não tem desculpa para não ter um portfólio digital.
E nem só o criativo precisa. Todos.
Se você está atuando com Redes Sociais. Quais marcas cuidou e posts fez?
Se você é planejamento, coloque apresentações suas na rede
Se você é arquiteta ou arquiteto de informação. Que sites você ajudou?
Dica fundamental: CUIDADO para não expor dados de clientes que são secretos!
Dica essencial: Mostre, em todos os projetos, a sua contribuição
Por fim. Se exponha mesmo.
Crie um canal no YouTube e fale do que você é bom. Se é planejamento, fale da sua metodologia, cases, estudos e análises. Se é criativo, mostre cursos, o que fez e como fez.
Escreva artigos.
Lance e-books.
Publique um, dois, 10 livros.
Quem não é visto, não é lembrado.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
» Precisa de direcionamento de carreira, dicas para processo seletivo e empreendedorismo?
Continue a navegar por nossos conteúdos!
ω ASSINE O CANAL CONECTA NO YOUTUBE: https://bit.ly/3gRp8oy
» Nos siga no Instagram: https://instagram.com/canalconecta/
» Confira nosso Facebook: https://www.facebook.com/canalconecta
#currículo
Publicado por:
4 Comments
Olá, muito prazer me chamo Carlos, eu tenho 21 anos, sou de São Paulo, moro na cidade de Serrana, a minha missão e de arrumar um emprego pra ajudar a minha família e ser e dependente do meu esforço e dedicação, e por isso nesse exato momento busco humildemente uma oportunidade para ter experiência e mostrar a minha competência e comprometimento com a empresa e dar o meu melhor.
Oi Carlos, que bom que nos escreveu! Parabenizamos sua atitude de buscar o melhor pra você e sua família. As vagas disponíveis no https://vagas.canalconecta.com.br/ são exclusivas para alunos das Universidades da Kroton: Anhanguera, Unopar, Unime, Unic, Fama, Pitágoras. Temos ainda um programa de Consultor Digital chamado Promotor Educação, ele te proporciona trabalhar de forma 100% online e não precisa ser nosso aluno para se cadastrar: Veja na matéria https://canalconecta.com.br/conheca-o-consultoria-educacao e boa sorte!
Quero o meu emprego sou aluno do curso tecnologia em marketing e comunicação.
Olá Ivo, obrigada por nos escrever! Temos certeza que seguindo as dicas você conseguirá ter acesso as oportunidades em sua área. Esse artigo foi escrito por um dos profissionais mais reconhecidos nesse meio, aproveite as dicas e boa sorte!