Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
Você sabe qual carreira combina com o seu perfil? Conhece as Profissões do Futuro? O que considerar na hora de escolher a empresa para trabalhar? Veja aqui!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Transformamos vidas e realizamos sonhos. Te ajudamos a entrar no mercado, por meio de vagas e conteúdos qualificados sobre empregabilidade.
Vamos auxiliar você no dia-a-dia a entender a melhor forma de apresentar seu currículo. Quais ferramentas contribuem para a melhor apresentação do seu perfil?
Como buscar uma vaga? Vamos entender como as entrevistas funcionam, dicas e exercícios práticos que podem te ajudar a encontrar aquela oportunidade tão sonhada!
Vamos mergulhar no tema empreendedorismo? Confira aqui as principais dicas de como abrir seu próprio negócio, inovações, tendência do mercado empreendedor.
O que você precisa saber para começar a empreender? Aqui você encontrará toda preparação para entender quais passos precisa seguir para ter seu negócio. Não perde!
Quer conhecer quais são as inovações e tendências do mercado de empreendedorismo? Além de oportunidades para empreender? Acesse os conteúdos e fique por dentro!
Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
Quando entramos em qualquer curso de graduação ou pós-graduação, estamos atrás de uma carreira de sucesso. Afinal, estamos entrando em um curso que será a nossa profissão no caso da graduação. Ou no caso da pós-graduação para nos especializar naquilo que realmente escolhemos. Quando chegamos a graduação estudamos muito sobre a profissão.
Quando chegamos na pós graduação, já passamos pelos anos da faculdade. Já passamos por algumas experiências em estágios, e agora estamos nos especializando naquilo que mais nos chamou a atenção. Durante a faculdade e experiências profissionais.
A vida na faculdade não é um mar de rosas e festas, como alguns acham. Para se destacar é preciso de muita dedicação. E essa dedicação é medida no fim do curso. Quando devemos entregar o nosso Trabalho de Conclusão de Curso.
Desde o primeiro dia no curso, já começamos a pensar nele. Pessoas do nosso convívio, que já passaram por graduação, ou pós-graduação, já tiveram que passar por esse momento e já nos contaram como é. Não vamos mentir aqui, é uma fase de muito stress.
Não tem jeito:
Afinal, a chance de você estar no estágio durante o período do TCC é muito grande.
Separamos aqui 7 dicas para você se dar bem no TCC, entretanto, nenhuma delas vai minimizar a correria.
Mas sejamos sinceros. Esses elementos só ajudam no momento final, no momento o qual depois da apresentação final. A plateia bate palma. E os professores rasgam elogios.
Leia, releia, pergunte. Não saia com uma só dúvida sobre o TCC, cada faculdade tem uma metodologia, não é algo padrão. Isso é normal. Não adianta dizer que na faculdade da sua amiga, em 2002 era diferente, o mundo muda, as coisas mudam. Converse com o pessoal do grupo. Veja se todos tem a mesma leitura e entendimento do que é pedido.
Faça um resumo. Debata com o(a) professor(a). Se possível, troque e-mails com o professor. Tudo precisa ficar claro no começo do processo. Alguns dias depois da primeira apresentação, veja novamente com o professor o caminho. Vá a biblioteca da faculdade e veja pelo menos uns cinco TCCs de anos anteriores ao seu.
Seja qual for o formato e metodologia adotada pela Universidade, se o TCC será em grupo, em dupla ou individual. A dica é a mesma, debater o tema é extremamente importante, com seu orientador, com outros colegas, etc.
No TCC a frase “cachorro que tem dois donos morre de fome”. É o mantra do trabalho de conclusão de curso. Fique ligado(a) nisso.
Uma pessoa do grupo, ou da dupla, precisa dominar o trabalho. Criar cronograma de entrega. Dividir responsabilidades. E cobrar. Cobrar é o mais difícil, mas é necessário. E não pode, de maneira, nenhuma, ser a pessoa que atrasa. O(a) líder precisa dar o exemplo, liderar não é ser o(a) dono(a) da verdade.
Parece óbvio mais não é. Em meio a TCC você estará no estágio. Terá aula e provavelmente só terá os finais de semana para preparar o material. Colocar no papel, as ideias, não é o mais complicado, mas embasar é. Será um período de muita leitura.
Mas muita leitura mesmo. Cria o índice do trabalho ajuda muito a se planejar. Esse índice tem enormes chances de mudar muito. Mas pelo menos tem-se um norte.
Não onde você vai achar tudo. Da mesma forma que você achou texto no Google, o professor acha. Com um simples celular, é possível. Com aplicativos gratuitos tirar foto dos textos impressos. E identificar em qual site esse texto está publicado. Se o arquivo for digital, em Word, por exemplo, é ainda mais fácil. Sempre que achar algo interessante em um site. Ou mesmo em alguma monografia do mesmo tema.
Cite a fonte, mas o mais importante. Coloque a citação dentro de um contexto do seu texto. A citação é um apoio para embasar o que você está escrevendo. O TCC é do grupo, não um emaranhado de citações aleatórias. É a visão e pensamento de todos, em um documento. O documento mais importante da sua vida. Até esse momento.
Os TCCs com maiores notas são aqueles que pensam diferente.
“As pessoas mais loucas que achariam que mudariam o mundo, foram as que realmente mudaram”.
Viu, uma citação dentro do contexto do artigo, citação serve para embasar o pensamento. Reforçando isso, pense em algo novo, em uma nova forma de uso de um produto.
Pense “fora da caixa”. Se o Netflix pensasse dentro da caixa, seria uma locadora que enviava DVDs pelo Correio. Até hoje.
Seu TCC é a sua primeira prova de fogo na vida “adulta”. Trate-o com carinho. Dá um enorme trabalho, mas quanto maior o trabalho, maior a recompensa.
Uma dica de trabalhos, artigos e projetos, apresente para pessoas que não são da área se elas entenderem, há uma chance maior de sucesso. Estude, em meio a tudo, técnicas de apresentação. O YouTube tem muita coisa interessante, há livros sobre o tema, há cursos online bem acessíveis para isso, pense que esse aprendizado será para a vida.
Quem não sabe vender uma ideia, pode não ser o sucesso que pretende ser. Se você não vender a sua ideia no TCC, há chance de reprovar. E o trabalho pode estar ótimo, mas a apresentação conta, igual ao trabalho impresso.
Normalmente você terá de 15 a 20 minutos para apresentar. Sua apresentação, seja no Power Point, ou qualquer outro software é uma “muleta”. Na apresentação são imagens e frases, ou palavras, que te ajudem na apresentação.
Slides com muito texto, faz a plateia ler. E não prestar atenção em quem apresenta, o foco da apresentação é quem apresenta e não o slide. A não ser que haja um vídeo, ler a apresentação é um dos maiores erros, ler a apresentação pode por a perder meses e meses de um grande trabalho.
O poder de síntese é fundamental para uma boa apresentação.
Autor Felipe Morais.
Sócio-diretor da FM CONSULTORIA. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Saraiva Uni), Transformação Digital (Saraiva Uni) e Planejamento de marcas no ambiente digital (DVS Editora). Professor de MBAs e cursos livres da ESPM, USP, Faap, Belas Artes, Univ Metodista, Trampos Academy e Nova Escola de Marketing.
_________________________________________________________________________________________________________________________________
» Precisa de direcionamento de carreira, dicas para processo seletivo e empreendedorismo?
Continue a navegar por nossos conteúdos!
ω ASSINE O CANAL CONECTA NO YOUTUBE: https://bit.ly/3gRp8oy
» Nos siga no Instagram: https://www.instagram.com/canalconecta
» Confira nosso Facebook: https://www.facebook.com/canalconecta
#TCC
Publicado por:
1 Comentário
Interessante o ponto de vista psicológico.