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Esses livros trazem fórmulas mirabolantes e técnicas sofisticadas que não funcionam, pois destroem a naturalidade, a espontaneidade e a genuinidade, características fundamentais em qualquer relacionamento. Nem sempre a solução de uma questão deve ser a mais complexa, na maioria das vezes existe um caminho mais simples que funciona muito melhor e apresenta resultados mais efetivos.
Como presidente de empresas, em minha experiência lidando com grandes empresários, arrojados executivos e experientes políticos, aprendi o que funciona e o que não funciona na construção de uma robusta rede de relacionamentos profissionais e extra-profissionais.
Normalmente, em um dia a dia agitado fica difícil pararmos para perceber como as relações humanas se dão. Como elas são importantes para nosso desenvolvimento. E foi só sermos privados de viver isso com a chegada da pandemia que percebemos o quanto sentíamos falta. Irônico, não é?
Com a pandemia e a necessidade de se realizar uma rígida quarentena, foi possível percebermos o quão importantes são as interações pessoais dentro de uma corporação, além de facilitarem e trazerem leveza à convivência, aumentam a possibilidade de que se realize um bom trabalho, alavancando os resultados.
Descobri que não se precisa de grandes técnicas para a construção e manutenção de bons relacionamentos.
Bastam quatro alavancas para seu Networking, são elas:
1. Interesse genuíno pelo outro
3. Paciência
4. Repertório
Tais comportamentos simples e básicos são suficientes e, a seguir, explico o porquê.
Todos percebemos quando alguém com quem interagimos está genuinamente interessado em nós. E igualmente percebemos quando essa pessoa apenas está aguentando uma conversa, que em nada lhe interessa. A partir do momento em que a interação ocorre baseada apenas na obrigação de estar ali, a pessoa com quem você está conversando acaba desencanando do assunto, dificultando muito a conclusão de alguma negociação ou de uma simples conversa.
Fundamental para um Networking sustentável é o genuíno interesse no outro.
Quando a pessoa percebe que você se agrada de estar com ela, parece que uma ligação invisível se faz entre vocês, há empatia, simpatia e afinidade. E esses três comportamentos são adubos para a confiança, que é a base de qualquer relacionamento. É importante construir boas relações dentro e fora do ambiente corporativo, dessa forma as pessoas terão mais confiança em você e no que você tem a oferecer, assim como o interesse mútuo agrada sempre e traz fluidez à conversa.
E o bom relacionamento, que é de que se trata o Networking, gera um subproduto excelente: a reciprocidade.
Outro pequeno, porém, importante segredo no Networking é resolver os problemas dos outros, dedicar-se a ajudar os outros. Auxiliar alguém, nem que seja em algo pequeno, acaba trazendo uma sensação de cumplicidade imprescindível no ambiente de trabalho. Além disso, segundo estudos científicos, ajudar uma pessoa pode trazer os seguintes benefícios ao agente:
Gente grata fica feliz e próxima da gente. Essa é a conexão que se deseja.
Relacionamento é como massa de pão: para que cresça é preciso tempo, proteção e calor. Ser capaz de aguardar para que um resultado esperado aconteça é essencial, seja dentro ou fora das relações interpessoais, é sempre importante saber o tempo certo de cada evento, de cada pessoa ou até de si mesmo.
Da mesma forma que não demonstrar interesse pelo que o outro fala pode prejudicar um relacionamento, mostrar-se somente interessado no que essa pessoa tem a oferecer, em um trabalho específico ou em um favor que você procura, é um péssimo agente em uma conversa. É muito simples perceber quanto alguém está conversando com você apenas para pedir alguma coisa e ninguém gostaria de se relacionar com um indivíduo egoísta, interesseiro.
Nunca force nem apresse um relacionamento imaturo. Não peça algo para alguém com quem não tem intimidade. E jamais inicie ou retome um relacionamento apenas porque você precisa naquele momento de um favor. Isso é ser aproveitador. É baixo. É NOTworking.
O subtítulo de meu livro Networking versus Notworking é “seja interessante e não interesseiro”!
Essa frase ali está para nos lembrar que todos queremos ficar próximos de pessoas interessantes, agradáveis, amplas, não preconceituosas, não tacanhas, ricas em sabedoria e que têm algo a nos ofertar em conhecimento. Isso tudo pode ser expresso numa palavra: repertório. Então, se você quer ter um bom Networking faça com que as pessoas queiram estar com você. Seja interessante! Enriqueça-se, ampliando seu repertório!
Possuir um amplo conhecimento te traz uma variedade enorme de assuntos, o que acarreta na fluidez de uma conversa. As pessoas tendem a ficar desconfortáveis quando se encontram em meio a um longo silêncio em uma conversa, mas se você sabe sobre o que falar, é capaz de emendar assuntos diversos ao longo da interação, isso já não seria mais um problema.
Perceba que os quatro itens, mesmo o último deles, miram na pessoa mais importante do seu relacionamento: o outro. Falamos em interessar-se pelo outro, dedicar-se a ajudar o outro, dar tempo para construir um relacionamento com o outro e ser interessante para o outro. É imprescindível saber equilibrar o trabalho e as relações interpessoais, ambos de tamanha importância para o crescimento corporativo, tanto pessoal quanto coletivo.
Então, a essência do Networking é focar de verdade no outro. Algo simples, lógico, bom para todos e muito eficiente, mas que muitas vezes nos esquecemos de fazer. Lembre-se das dicas dadas e tente aplicá-las na sua rotina, assim será possível observar as mudanças positivas e, rapidamente, construir um ambiente de trabalho agradável, interna e externamente, podendo até alavancar a empresa como um todo.
É possível garantir um bom Networking e aqui no Canal Conecta nós te auxiliamos com diversas informações para que tudo ocorra da melhor forma. Cultivar bons relacionamentos resulta em ótimos frutos a serem colhidos.
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1 Comentário
Muito útil esse conteúdo, tive uma experiência parecida. Onde consegui tirar vários aprendizados.