Desenvolver algumas atitudes e competências que o Mercado de Trabalho exige faz toda diferença para ser protagonista de sua carreira. Sonhe grande!
Aqui você encontrará conteúdos para traçar boas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, arregace as mangas para os desafios e vamos lá!
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Sabe aquelas histórias inspiradoras de quem conseguiu “chegar lá”? Vamos conhecer um pouco mais sobre como traçar o melhor caminho para chegar onde você quer.
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P ara quem busca conquistar um bom emprego, é fundamental passar uma boa impressão para os contratantes. Isso ocorre tanto em uma entrevista de emprego presencialmente quanto no meio digital, como é o caso da rede social profissional LinkedIn. Essa rede social foi fundada no ano de 2003 nos Estados Unidos e hoje ocupa um importante espaço no mundo todo.
Do lado das empresas, esta ferramenta permite divulgar novos caminhos e direcionamentos da marca, fortalecendo o posicionamento na mente dos consumidores. Além disso, para as empresas, este é um local para encontrar novos funcionários e estabelecer conexões com as pessoas como um todo. Já analisando pelo lado dos profissionais, se cadastrar e ter um bom perfil LinkedIn é uma enorme oportunidade para mostrar seus conhecimentos e conquistar seu espaço no mercado de trabalho. É ali no LinkedIn que empresas e profissionais com objetivos em comum se cruzam e fazem crescer relacionamentos profissionais duradouros.
Mas, apenas ter a rede social não é o suficiente. Com tantos usuários, ter um destaque e ser realmente notado e encontrado por profissionais de altos níveis ou por empresas em que deseja ser contratado, é uma questão bastante desafiadora. Muitos se perguntam como se diferenciar e o que fazer para alavancar seu perfil LinkedIn e aparecer para mais e mais pessoas, seja no feed ou na barra de pesquisa. Afinal de contas, ter um bom perfil LinkedIn é abrir as portas para um mundo de oportunidades na carreira. Estar ali do modo correto e tirar o máximo de proveito de todos os recursos resulta em conexões mais assertivas e até mesmo possibilidade de parcerias em projetos.
Bom, é com esse objetivo que criamos este conteúdo explicativo com os principais fundamentos que você precisa entender e também com um acervo de 21 dicas para ter um bom perfil LinkedIn e conquistar o emprego dos sonhos! Reunimos diversas técnicas e ilustramos estratégias para aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista de emprego através do LinkedIn. Novidades, técnicas e muito mais.
Aproveite a leitura. Uma dica é abrir um bloco de notas no próprio computador/ celular ou, se você prefere à moda antiga, pegar um caderno e caneta para tomar anotações importantes. Com tudo em mãos, ficará muito mais fácil colocar em prática todo esse aprendizado em seu perfil LinkedIn e, assim, atingir excelentes resultados. Vamos lá!
O perfil LinkedIn é uma página de intenção profissional onde é possível gerenciar sua marca pessoal. Essa é uma ótima maneira de dizer às pessoas quem você é e o que você faz, pois você pode mostrar seu histórico geral de experiência profissional e realizações.
O perfil LinkedIn pode ser usado para adicionar um estilo pessoal que não se encaixa em um currículo comum.
Com a internet cada vez mais influente, seja para se livrar do desemprego, conseguir o emprego dos sonhos em uma grande empresa ou simplesmente aumentar a possibilidade de networking, você não pode escapar da maior rede social profissional do mundo.
Bem, existem mais de 530 milhões de usuários registrados no LinkedIn. Eles podem interagir, compartilhar experiências e, claro, gerar oportunidades de negócios e construir relacionamentos. Portanto, o LinkedIn oferece uma grande oportunidade para todos os tipos de corporação, desde as pequenas empresas até grandes multinacionais, que veem na Internet uma oportunidade de contratar funcionários e se comunicar diretamente com o público.
Muitas pessoas não têm o conhecimento de que a rede social também tem seus próprios mecanismos de pesquisa! Portanto, você pode usar algumas dicas para aprimorar seu perfil LinkedIn e aparecer nos principais resultados das empresas que buscam por funcionários e profissionais para contratação.
Confira a seguir 21 dicas para te ajudar a obter mais destaque no seu perfil LinkedIn e, com isso, tenha mais chances de ser notado pelos contratantes:
Você deve ter em mente que as empresas contratantes estarão procurando por profissionais sérios e, dessa forma, ter uma foto de perfil profissional é fundamental. Neste momento vale aquele famoso ditado popular de que “a primeira impressão é a que fica”, e é por isso que se torna indispensável ter uma foto profissional no seu perfil LinkedIn.
Você pode ter uma boa foto dispensando aquelas que contém careta ou o “biquinho”, foto ideal para o seu perfil Linkedin é de expressão facial séria, fundo neutro e de alta definição. Após seguir essas recomendações, você pode usar esta ferramenta https://www.snappr.com/photo-analyzer/ para analisar a sua foto e saber se está boa para usá-la e passar uma boa impressão.
Muitas pessoas não sabem, mas as competências profissionais podem ser usadas como palavras-chave no LinkedIn. Isso significa que se o contratante estiver procurando alguém que seja proficiente em Excel e suas competências sobre essa ferramenta tiverem sido descritas em seu perfil, seu perfil poderá aparecer nos resultados de pesquisa com maior destaque.
Portanto, vale a pena reservar alguns minutos para listar suas competências e conhecimentos. O LinkedIn permite que você insira até 50 competências, portanto, aproveite ao máximo esse espaço. Veja como adicionar suas competências:
Um dado importante que deve estar sempre atualizado é o título profissional, que aparece bem abaixo do seu nome. Normalmente, este campo é preenchido com seu emprego atual, mas não há apenas essa opção.
Você pode usar os títulos profissionais como um espaço para atrair a atenção dos contratantes e novos contatos, aumentar o escopo de suas operações e palavras-chave relacionadas à sua área de trabalho.
Assim como é importante passar uma boa impressão na foto do perfil, uma boa capa em sua Conta LinkedIn também é capaz de causar uma boa impressão nas empresas contratantes, porém não deve ser adicionada de qualquer maneira.
Para ter uma boa foto de capa, escolha uma foto que tenha uma ligação com a sua área de atuação ou formação. Outro ponto importante é que além de ser de boa resolução, a foto deve ter o tamanho correto (1536 x 768 pixels). É muito importante que você escolha uma imagem que seja isenta de direitos autorais, como as presentes nos sites Pixabay.com e Freepik.com por exemplo.
Fazer uma descrição de quem você é no currículo LinkedIn, é muito válido para obter destaque na rede social. Aqui você pode falar mais sobre você, suas habilidades, capacitação e a impressão que você costuma passar para as pessoas a sua volta, por exemplo. Com isso, obviamente, você também pode fazer com que seu perfil consiga obter uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa.
Aqui também é muito importante o uso de palavras-chave, ser claro nas informações que deseja passar sobre formação e competências e expressar suas informações pessoais com sinceridade.
Com o texto pronto, revise e se possível peça para um amigo avaliar o seu texto. É comum que a pessoa que escreva deixe passar algum erro de digitação ou uma palavra errada, por vício de leitura, e isso pode ser fatal e fazer com que o contratante te dê menos crédito.
Em termos de experiência no seu perfil LinkedIn, você pode ir além da descrição de cargos e enriquecer o conteúdo por meio do uso das mídias. O LinkedIn permite adicionar imagens, apresentações, documentos e vídeos, esta é uma ótima oportunidade para mostrar o melhor trabalho que você já fez nas instituições e empresas que já passou.
Aqui, aqui você pode ilustrar projetos, trabalhos acadêmicos, certificados e outros que forem capazes de trazer destaque para o seu perfil.
Considerando a existência do motor de busca próprio da rede social mencionado anteriormente, destacar bem as suas habilidades pode fazer com que o seu perfil ganhe mais prioridade nos resultados das pesquisas. Certamente as empresas que buscam contratar novos colaboradores, estarão em busca de algumas habilidades específicas.
Neste ponto, você pode citar conhecimentos que você tem e julga importante para a área de atuação, habilidades que você possui e que são importantes ou que acrescentem à área que você atua, e ainda é permitido informar atitudes relevantes para que você possa se destacar entre os demais.
O resumo é uma das partes mais importantes da em seu Currículo LinkedIn, pois ele também é capaz de passar uma boa impressão e atingir uma boa colocação nas buscas, além de possibilitar um conhecimento sobre você, por meio de uma leitura rápida, quando é criado corretamente.
Antes de tudo, para que você consiga criar um bom resumo, faça um planejamento, não saia simplesmente digitando tudo do nada. Você deve levar em consideração os seus objetivos no resumo. Seus objetivos podem ser variados, como se você pretende mudar de emprego, ser promovido ou contratado, se você deseja atrair contratantes, etc.
Adicione as informações necessárias de maneira clara e com uma boa organização. Não tenha pressa, pois quanto mais elaborado e organizado, mais destaque terá o seu resumo. Mais uma vez, destacamos a importância do uso das palavras-chave, que são um fator determinante para obtenção de destaque quando usadas de maneira correta, então não basta escolher uma palavra chave e usá-la, tem que escolher a palavra correta, que tenha ligação com seus objetivos e com o conteúdo em si do seu resumo.
Neste quesito, você também pode usar os recursos gráficos a seu favor, escolha bem entre os elementos que são permitidos, como vídeos, fotos, documentos em PDF, apresentações PowerPoint, entre outros. Escolha o que melhor se adapta ao conteúdo e ao interesse do seu resumo.
E se eu não possuir experiência profissional? Mesmo sem ter nenhuma experiência anterior, ainda é possível elaborar um bom resumo. Levando em consideração, também, todas as dicas informadas acima, você deve destacar suas habilidades individuais, como facilidade de apresentar em público, ser fluente em alguma língua ou qualquer outra habilidade que possa se destacar em sua área de atuação.
Nos tópicos anteriores, você percebeu que utilizar as palavras-chave é de extrema importância para a composição do seu perfil LinkedIn. O uso delas é importante para quem deseja permanecer relevante em qualquer mecanismo de pesquisa.
Portanto, escolher a terminologia certa é muito importante em qualquer elemento do LinkedIn, desde a profissão até as habilidades selecionadas.
Uma técnica muito eficaz é considerar seus objetivos de trabalho. Por exemplo, se você deseja conseguir trabalho em uma empresa estrangeira, é importante escolher os termos relevantes no idioma local da tal empresa.
Veja um exemplo: Se você deseja ingressar em uma organização dos Estados Unidos, vale a pena investir em um perfil totalmente em inglês e também otimizado para termos específicos como webwriting, social media e content marketing.
Outra dica muito útil é a utilização dos termos mais pesquisados. Nesse sentido, vale a pena procurar os termos mais relevantes no Planejador de palavras-chave do Google ou outras ferramentas semelhantes.
Como blogs e sites, a URL é um fator determinante para obter um bom posicionamento nos mecanismos de busca. URL é o endereço que aparece no navegador, é aquele “link” que você passa para alguém ou coloca por escrito no seu currículo impresso por exemplo. O LinkedIn permite que os usuários personalizem sua URL de maneira própria, para tornar sua conta LinkedIn mais amigável.
Veja o seguinte exemplo:
É indiscutível que a primeira opção é bem mais agradável e atraente, você não acha?
Este é um recurso gratuito, portanto, utilizá-lo não há custo nenhum. Além disso, é muito mais fácil compartilhar ou até mesmo promovê-lo em mídias físicas (como cartões de visita).
Bem, lembre-se que também há a possibilidade de seu perfil aparecer diretamente no Google e em outros mecanismos de pesquisa. Portanto, vale a pena manter sua autoridade em outros canais.
Uma dica é manter o mesmo “nome” para seu email, redes sociais e URL LinkedIn. Por exemplo, se seu e-mail é designerjoaovitor@gmail.com tente usar “designerjoaovitor” também em sua URL do LinkedIn, usuário do Instagram e usuário do facebook. Assim, este seu termo fica memorizado mais facilmente e a empresa contratante te achará mais rápido.
Depois que você estiver com a sua Conta LinkedIn devidamente organizado com todas as informações acima, é plausível buscar se conectar com amigos.
Isso irá aumentar a sua visibilidade e engajamento, o que pode ser determinante para uma boa posição nos resultados das pesquisas ou para uma boa chance de aprovação nas avaliações da empresa. Isso porque ter uma cadeia de amigos e um bom engajamento, irá mostrar que você é sociável, mostrando para os contratantes que você possui capacidade para trabalhar em equipe, o que é indispensável para a maioria das empresas.
Se conectar com pessoas relevantes, ou seja, se conectar com pessoas que têm relação com sua área, é de muita importância, pois além de mostrar que você está antenado com a sua área de atuação é mais uma prova que você é sociável e está por dentro dos assuntos.
Mostrar interesse na sua área, seja como for, pode ser um grande diferencial nos momentos de avaliação ou de pesquisas. Pois como já falamos, o LinkedIn possui um mecanismo de pesquisa próprio, e ele pode ser totalmente capaz de avaliar as suas atividades na rede social e posicioná-lo melhor nos resultados.
Os maiores gerentes, líderes e especialistas do mundo estão todos no LinkedIn, e você pode se conectar com eles para obter novas ideias e se manter atualizado sobre as tendências de negócios. Portanto, comece agora a seguir os profissionais que você tem admiração e entenda os padrões de influência na rede.
Ter recomendações de seus amigos, será como apresentação de uma nova prova da sua capacidade de se socializar. Além disso, irá indicar veracidade para tudo que você já adicionou em seu perfil.
No LinkedIn, as referências ajudam a fortalecer suas habilidades e comprovar sua credibilidade profissional. Se essas recomendações foram feitas por pessoas-chave (como superiores e clientes), elas podem até agregar mais valor ao perfil, mas também é eficaz obter essas recomendações de colegas do mesmo nível ou de departamentos diferentes.
Segundo a rede social de networking, as pessoas com sugestões têm três vezes mais chances de obter uma visualização do perfil por meio de pesquisas.
Publicar conteúdo de sua área geralmente fortalecerá sua marca pessoal, pois estabelecerá uma imagem de pessoa ativa, conhecedora, audaz e entusiasmada. Ao postar esses conteúdos, se atente:
Se mostrar antenado e interessado na sua área irá te proporcionar mais credenciamento e reconhecimento, pois tudo está em constante mudança com as novas tecnologias que surgem cada vez mais, e você poderá provar que está atento a essas mudanças, isso é um grande diferencial.
A escrita de artigos para sua conta LinkedIn é uma prática ótima para promover destaque do seu perfil, pois além de mais uma vez demonstrar seus interesses e conhecimentos na sua área, irá expor as suas habilidades de escrita e será mais um quesito considerado para um melhor posicionamento nos resultados das pesquisas feitas pelos contratantes.
Porém, obviamente, você deve se atentar em criar artigos de qualidade que tenham uma ligação direta com sua área de atuação e tenham relação com seus interesses. Lembre-se que ao publicar artigos, suas habilidades de escrita e criatividade também serão avaliadas, então busque fazer o melhor conteúdo.
Para se manter ativo no LinkedIn, é necessário fazer parte de grupos temáticos relacionados à sua atuação. Portanto, participe de discussões construtivas sobre tópicos que você conhece e que lhe interessam. Além de ajudar você a se colocar na frente de outros profissionais da área, esse tipo de conversa também vai te ajudar a ganhar visibilidade.
Da mesma forma que participar de discussões relevantes te ajuda a ganhar visibilidade, participar de discussões desnecessárias irá fazer você sair da sua área e perder credibilidade no seu currículo LinkedIn.
Além disso, ainda existe a importância de se conectar com novas pessoas da mesma área de interesse, fazendo com que haja aumento no seu networking, o que pode ser mais um diferencial para consolidar a sua conta LinkedIn.
É importante que você curta e comente com frequência as publicações das pessoas que você se conecta. Isso provará que você é uma pessoa ativa e sociável. Se mantenha ativo principalmente com os assuntos que dizem respeito a sua área e, quanto mais engajamento com os assuntos de seu interesse, melhor para sua consolidação na rede social.
Esta não é uma rede social comum, e requer mais cuidados e atenção. Ao contrário do Twitter e do Facebook, em que a maneira como você se comunica com seus amigos e com o mundo é irrelevante, no LinkedIn as coisas são mais sérias.
Atenção especial deve ser dada a tudo o que está contido em seu perfil. Certifique-se de que não haja erros de digitação, concordância e erros de português em nenhuma área onde estão especificadas suas experiências ou o seu resumo pessoal. Assim como em outros momentos da sua carreira, erros de português podem prejudicar sua imagem.
Criar um perfil é apenas o primeiro passo para aparecer nesta rede social. Para melhorar sua imagem e obter sucesso, você precisa atualizar a página.
Não basta apenas selecionar uma foto de alta qualidade e preencher as informações. Para ter um perfil de destaque, atualize seu perfil do LinkedIn quando houver novas informações. Você frequentou um novo curso, fez algum treinamento, obteve algum prêmio ou tem alguma informação profissional nova? Adicione todas as novidades em sua conta.
Para tornar seu perfil do LinkedIn mais profissional, é interessante adicionar um e-mail corporativo para garantir que todas as comunicações sejam direcionadas a esse endereço.
Quando falamos em e-mail corporativo, se trata de um e-mail mais sério, e não joaovitorgatinho@gmail.com. Se você está empregado e buscando uma promoção, por exemplo, o melhor email para estar no seu perfil é o email com domínio de sua empresa, por exemplo joaovitor@nomedaempresa.com.br.
Além disso, ao adicionar a página da empresa que você está trabalhando e de empresas anteriores, verifique o logotipo que aparece para ter certeza de que o link é válido. Erros de digitação simples podem fazer com que a página fique desatualizada ou inexistente, afetando assim a exibição de suas informações no perfil.
O serviço voluntário pode não só atrair 6 vezes o número de visualizações nas redes sociais, como também estabelecer uma imagem positiva para o seu perfil profissional.
Portanto, não se esqueça de mencionar quaisquer atividades voluntárias que você tenha realizado, seja uma colaboração com uma organização não governamental, a participação de um coletivo independente ou mesmo uma atividade social perto de você.
Realmente esperamos que você saia da leitura do nosso artigo com o conhecimento necessário para obter destaque no LinkedIn.
Agora que você já abasteceu suas malas com bastante conteúdo, faça bom uso dessas dicas valiosas e boa viagem em sua jornada profissional.
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6 Comentários
Excelente artigo e poucos conseguem ter essa informação
correta e relevante. Obrigado e vou compartilhar no meu
facebook.
Olá, Claudio. Que bom que gostou! Cada dica mais valiosa que a outra, né? Se compartilhar no seu facebook marca o Canal Conecta – @canalconecta. Obrigada!
Gostei, muito instrutivo e essas dicas então ,vou acatar todas
Edilene, que bom que gostou! Se você seguir todas essas dicas eu tenho certeza que seu perfil no Linkedin será incrível! Boa sorte!
Muito boa essa aula de como preparar seu perfil foi totalmente muito produtiva as empresas apostam e buscam por excelentes funcionários para sua empresa e o oromeiro passo comeca pelo seu perfil sabemos que a sua imagem e a sua semelhança e tudo quê vc vai me transmitir através de sua imagem por isso quê uma empresa bem sucedida avaliar seus funcionários pelo seu perfil a sua imagem vai te representar tudo aquilo que vc é e pra uma empresa isso conta muito
Que bom que gostou Genilma! É pura verdade, as empresas estão sempre de olho em tudo, por isso é super importante a preparação e estudo. Grande abraço!